Boa noite.
Venho por este meio colocar uma questão referente ao pedido de retroativos relativos a desempenho de funções. Trabalho para uma grande empresa, desde cedo que desempenho funções (2004), no entanto só fui promovido para sub-responsável em 2007.
Após estes anos todos, nunca recebi de acordo com a função que prestava, sendo lesado em cerca de 120€ por mês.
Devido a esta grande carga fiscal e a diminuição do atual poder de compra, comecei a tentar resolver a minha situação. 1º falei com o meu superior hierárquico que disse que tinha que esperar para me resolverem a situação. Depois de aguardar vários meses, sem resolução, fiz queixa à comissão de ética e passado um mês atualizaram-me a categoria e a remuneração.
Tentei falar com o meu superior acerca da retroatividade, o qual me disse que não me davam e se tentasse a via judicial, provavelmente, iria sofrer represálias.
A minha situação para mim é totalmente legítima, pedir a retroatividade da função que prestei e que trabalhei arduamente, até estou disposto a negociar. Não sei é qual a via mais suave que devo tomar, nem se tenho um limite de tempo legal para pedir a retroatividade, ou espaço tempo para ser ressarcido, ou seja, se existe limite de anos para o cálculo dos retroativos.
Agradecia a vossa ajuda e concelhos e desde já os meus cumprimentos.