Skip to main content
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Retroatividade de salário referente a funções desempenhadas.

Retroatividade de salário referente a funções desempenhadas.foi criado por David1985

22 Out. 2013 01:32 #9590
Boa noite.

Venho por este meio colocar uma questão referente ao pedido de retroativos relativos a desempenho de funções. Trabalho para uma grande empresa, desde cedo que desempenho funções (2004), no entanto só fui promovido para sub-responsável em 2007.
Após estes anos todos, nunca recebi de acordo com a função que prestava, sendo lesado em cerca de 120€ por mês.

Devido a esta grande carga fiscal e a diminuição do atual poder de compra, comecei a tentar resolver a minha situação. 1º falei com o meu superior hierárquico que disse que tinha que esperar para me resolverem a situação. Depois de aguardar vários meses, sem resolução, fiz queixa à comissão de ética e passado um mês atualizaram-me a categoria e a remuneração.

Tentei falar com o meu superior acerca da retroatividade, o qual me disse que não me davam e se tentasse a via judicial, provavelmente, iria sofrer represálias.

A minha situação para mim é totalmente legítima, pedir a retroatividade da função que prestei e que trabalhei arduamente, até estou disposto a negociar. Não sei é qual a via mais suave que devo tomar, nem se tenho um limite de tempo legal para pedir a retroatividade, ou espaço tempo para ser ressarcido, ou seja, se existe limite de anos para o cálculo dos retroativos.

Agradecia a vossa ajuda e concelhos e desde já os meus cumprimentos.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Retroatividade de salário referente a funções desempenhadas.

23 Out. 2013 10:22 #9606
Caro David1985, bom dia.

Na situação que nos expõe, e havendo já uma "pré-disposição" do empregador para uma resposta negativa e uma "ameaça" de "represálias" se tentasse a via judicial, a sugestão é, claramente, que consulte um advogado, de forma a poder ter uma opinião e acompanhamento contextualizado, profissional e "oficial".
Tempo para criar a página: 0.247 segundos