Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Atraso de subsidio de natal e do salário de janeiro

Atraso de subsidio de natal e do salário de janeirofoi criado por Isabel Novo

25 Fev. 2013 12:41 #7345
Bom dia,

Encontrei este fórum numa procura de conhecimento mais aprofundado acerca dos direitos do trabalhador. Isto porque tenho vivido desde dezembro 2012 uma instabilidade financeira devido a atrasos constantes no pagamento de salários. Gostaria então de muito resumidamente expôr a minha situação e saber se haverá alguém que me possa orientar um pouco sobre quais serão os procedimentos mais corretos a tomar.
Portanto, os atrasos começaram em dezembro, em que o salário do mês de novembro foi pago a 15 de dezembro. Entretanto, não foi pago o subsídio de natal. O próximo pagamento decorreu no dia 23 de janeiro respeitante ao mês de dezembro. Estamos a 25 de fevereiro e até ao momento, tenho em atraso o subsídio de natal, o mês de janeiro e já a acabar o mês de fevereiro. Sendo assim, seria possível nesta situação poder fazer rescisão de contrato por justa causa? Se sim, como posso proceder a este pedido? Algo que ainda não referi é que trabalho numa escola e leciono em cursos profissionais. Esta escola está sob o financiamento do POPH, e é o atraso desta entidade no financiamento dos cursos que tem sido a principal causa apontada pelo empregador para o atraso nos salários.
Agradeço muito que possa obter alguma informação acerca da minha situação, caso alguém do fórum tenha mais conhecimentos que eu sobre os direitos e deveres laborais. Tlvez seja importante referir que o meu contrato está sobre o abrigo do Contrato Coletivo de Trabalho.

Agradeço a atenção dispensada.
Melhores cumprimentos,
Isabel Novo

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Atraso de subsidio de natal e do salário de janeiro

25 Fev. 2013 14:24 - 24 Jun. 2023 20:08 #7359
Cara Isabel Novo, boa tarde.

A possibilidade de rescisão contratual por justa causa é aplicável, uma vez que os atrasos verificados no pagamento de retribuição são superiores a 60 dias. Sugerimos-lhe que contacte o Tribunal de Trabalho da sua área de residência (cujos contactos e morada poderá encontrar em justica.gov.pt/Servicos/Pedir-mediacao-laboral ) no sentido de saber o que deve fazer e como proceder para que o decorrer do processo lhe confira os seus direitos "por inteiro".
Ultima edição : 24 Jun. 2023 20:08 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Isabel Novo

Respondido por Isabel Novo no tópico Atraso de subsidio de natal e do salário de janeiro

25 Fev. 2013 14:31 #7360
Muito obrigada pela atenção dispensada e principalmente pelo esclrecimento dado.

Melhores cumprimentos,

Isabel Novo
Tempo para criar a página: 0.274 segundos