Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

P Autor do tópico
posilva Desligado
Membro Júnior
    posilva

Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

30 Out. 2020 19:59
    Boa noite,

gostaria de saber se alguém sabe como se calcula o valor do salário bruto mensal a partir do salário bruto anual.

Fiz um acordo com a empresa que receberia 12 000 euros de salário bruto por ano. Quanto será o meu salário bruto mensal? Podem-me indicar as fórmulas e paginas para legislação por favor.

O contrato que tenho refere um valor bruto mensal diferente do que eu estaria à espera.

Muito obrigado
    P
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

Re: Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

31 Out. 2020 10:51
    Bom dia,
    12 000 € brutos por ano são 857,14 € brutos por mês.
    O salário bruto anual são 12 meses de salário + 1 subsídio de férias + 1 subsídio de natal.
    P Autor do tópico
    posilva Desligado
    Membro Júnior
    posilva

31 Out. 2020 13:58
    Boa tarde,

Obrigado pela sua resposta.

Pois essas foram as contas que eu fiz mas na realidade o que me foi dito é que o salário bruto mensal seria 789€ depois teria + 1 salário correspondente a retribuição de férias (como não trabalhamos nas férias e são pagas), mais um de subsidio de férias e mais um de subsidio de natal.

A minha questão prende-se com o calculo do salário bruto base que neste caso é inferior ao que eu esperava: 857,14€. Apesar do valor bruto anual ser os 12000€ o salário bruto base é usado para o cálculo de diversas situações e sendo inferior pode mais cedo ou mais tarde prejudicar.

Se tiver alguma legislação que eu possa consultar para efectuar os cálculos agradeço.

Obrigado
    P
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

02 Nov. 2020 14:33 - 26 Jun. 2023 12:15
    A página Como calcular o salário líquido e bruto ( factorialhr.pt/blog/calcular-salario-liquido/ ) [+ download da calculadora em Excel] tem uma explicação bastante detalhada do que são salário líquido e bruto.
    O código do trabalho tem vários artigos sobre a retribuição (ver o artigo 258 e seguintes).
    O cálculo é mais fácil de fazer no sentido inverso. Se o valor bruto mensal for 789€, o valor bruto anual será 12 x 789€ + 1 x 789€ (Subsídio de Natal) + 1 x 789€ (Subsídio de Férias) = 9 468€
    Ultima edição : 26 Jun. 2023 12:15 por Pedro Ferreira.

Publish modules to the "offcanvas" position.