Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

Boa noite,

gostaria de saber se alguém sabe como se calcula o valor do salário bruto mensal a partir do salário bruto anual.

Fiz um acordo com a empresa que receberia 12 000 euros de salário bruto por ano. Quanto será o meu salário bruto mensal? Podem-me indicar as fórmulas e paginas para legislação por favor.

O contrato que tenho refere um valor bruto mensal diferente do que eu estaria à espera.

Muito obrigado

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

31 Out. 2020 10:51 #22361
Bom dia,
12 000 € brutos por ano são 857,14 € brutos por mês.
O salário bruto anual são 12 meses de salário + 1 subsídio de férias + 1 subsídio de natal.

Respondido por posilva no tópico Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

31 Out. 2020 13:58 #22362
Boa tarde,

Obrigado pela sua resposta.

Pois essas foram as contas que eu fiz mas na realidade o que me foi dito é que o salário bruto mensal seria 789€ depois teria + 1 salário correspondente a retribuição de férias (como não trabalhamos nas férias e são pagas), mais um de subsidio de férias e mais um de subsidio de natal.

A minha questão prende-se com o calculo do salário bruto base que neste caso é inferior ao que eu esperava: 857,14€. Apesar do valor bruto anual ser os 12000€ o salário bruto base é usado para o cálculo de diversas situações e sendo inferior pode mais cedo ou mais tarde prejudicar.

Se tiver alguma legislação que eu possa consultar para efectuar os cálculos agradeço.

Obrigado

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

02 Nov. 2020 14:33 - 26 Jun. 2023 12:15 #22366
A página Como calcular o salário líquido e bruto ( factorialhr.pt/blog/calcular-salario-liquido/ ) [+ download da calculadora em Excel] tem uma explicação bastante detalhada do que são salário líquido e bruto.
O código do trabalho tem vários artigos sobre a retribuição (ver o artigo 258 e seguintes).
O cálculo é mais fácil de fazer no sentido inverso. Se o valor bruto mensal for 789€, o valor bruto anual será 12 x 789€ + 1 x 789€ (Subsídio de Natal) + 1 x 789€ (Subsídio de Férias) = 9 468€
Ultima edição : 26 Jun. 2023 12:15 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.308 segundos