Fórum

Espaço aberto à discussão
× Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Trabalho

28 Nov. 2019 23:20 #21670 por Pedro Ferreira
Trabalhofoi criado por Pedro Ferreira
(Rodrigues) - Boa Noite, tenho uma dúvida. Tive um contrato de trabalho sem termo, que estava dentro do período experimental. Informei-me com há ACT e confirmaram-me que sim. Mas o que se passou foi o seguinte. Tive uma discussão com o Patrão e acabei por decidir terminar o trabalho. Abandonei o trabalho nesse próprio dia. Dia 22 de Novembro de 2019 foi quando deixei o trabalho. Só depois passado 3 dias é que enviei há carta com aviso de recepção. Ele poderá de alguma forma reclamar não me pagar os meus direitos ou de outra forma contrapor alguma infracção sobre mim sobre á data a que sai do trabalho e do envio da carta .

Obrigado.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

11 Dez. 2019 16:45 - 11 Dez. 2019 16:52 #21703 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Trabalho
O nr. 1 do artigo 114 do Código do trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html), diz que "Durante o período experimental, salvo acordo escrito em contrário, qualquer das partes pode denunciar o contrato sem aviso prévio e invocação de justa causa, nem direito a indemnização.".

No entanto, deverá verificar se o seu contrato tem alguma cláusula que o obrigue a fazer um aviso prévio de maior duração. Em caso afirmativo, o empregador poderá não lhe pagar o período trabalhado por falta de cumprimento, da sua parte, do período experimental indicado no contrato. E poderá pedir-lhe o pagamento dos dias do não cumprimento, ou fazer um "acerto de contas", considerando os dias trabalhados.

Ver também informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...em-aviso-previo.html

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O Código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

WALTER DA SILVA GOUVEIA
1 hora 47 minutos

O MEU NÚMERO DO BILHETE NAO ESTÁ ELEGÍVEL

Mónica Saldanha
3 horas 58 minutos

Qual é o critério que define a obrigatoriedade de os abonos estarem sujeitos a descontos?

Anonimo
1 dia 13 horas

Eu e o meu namorado estavamos ambos de roupa calçoes e roupa intima mas minha calcinha e short estava um bocado para ao lado ...