Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Periodo experimental e retoma do subsídio de desemprego

Periodo experimental e retoma do subsídio de desempregofoi criado por sloc

22 Nov. 2013 18:57 #9975
Boa tarde!

Comecei a trabalhar há 15 dias numas empresa, após estar há 3 meses no fundo de desemprego. O contrato que me foi feito foi de 6 meses com um período experimental de 30 dias.
A experiência não está a correr bem, não estou a gostar do trabalho nem do ambiente da empresa.
É possível tentar acordar com a empresa o preenchimento da declaração de situação de desemprego assinalando a opção "denuncia do contrato no período experimental por iniciativa da empresa"?
Se for por minha iniciativa perco a oportunidade de retomar o subsidio, certo?
A questão é: a empresa tem algo a perder se eu tentar fazer um acordo desse tipo?
Que argumentos poderei utilizar? Parece-me óbvio que nenhuma empresa não deverá querer um trabalhador que esteja de má vontade, principalmente no período experimental, mas não sei... :(

Agradeço ajuda o mais breve possível!!

Obrigada!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Periodo experimental e retoma do subsídio de desemprego

25 Nov. 2013 15:11 #9983
Caro/a sloc, boa tarde.

Respondemos pela mesma ordem:

1. A resposta é afirmativa, é possível tentar acordar com a empresa o preenchimento da declaração de situação de desemprego assinalando a opção "denuncia do contrato no período experimental por iniciativa da empresa", uma vez que a denúncia de contrato de trabalho durante o período experimental não obriga ao pagamento de indemnização pelo empregador.

2. A resposta é afirmativa, o trabalhador que denuncia o contrato de trabalho por sua iniciativa perde o direito de retomar o subsídio de desemprego.

3. Não conhecemos quaisquer "perdas" ou "danos" que a empresa possa ter (para além de ficar sem o trabalhador) em caso da negociação ter como fim o despedimento do trabalhador durante o período experimental, porque, como já referimos, a denúncia de contrato de trabalho durante o período experimental não obriga ao pagamento de indemnização pelo empregador.

Respondido por sloc no tópico Periodo experimental e retoma do subsídio de desemprego

25 Nov. 2013 17:35 #9995
Muito e muito obrigada pela ajuda!!

Bem hajam!
Tempo para criar a página: 0.259 segundos