Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Formaçãoes para desempregados

Formaçãoes para desempregadosfoi criado por airborne

26 Set. 2013 11:40 #9354
Bom dia, venho por este meio colocar uma questão a todos.

Como sabem agora quem fica desempregado é obrigado a fazer cursos. Acontece que fui chamado para um curso que também é do meu interesse.
Após me ter deslocado ao centro de formação fiquei a saber de tudo a que tenho direito.
uma delas é que sou obrigado a aceitar uma bolsa de formação no valor máximo de 146€ e que esse valor é descontado no valor que recebo do fundo de desemprego o que para mim não tem lógica nenhuma. Depois expliquei que vou ser pai em Outubro e perguntei se tinha direito aos 5 dias o que me informaram que se for gozar esses 5 dias vão ser considerados como 5 faltas justificadas o que perfaz 30 horas em faltas justificadas ( podemos dar 50 horas de faltas justificadas e apôs essas começam a descontar o valor que recebemos de Bolsa e se atingirmos 101 horas de faltas justificadas retiram o valor por completo da bolsa e podemos correr o risco de ser excluídos do curso). Agora pergunto se eu como desempregado não tenho direito a estar com o meu filho nem o posso visitar na maternidade para não me prejudicar e correr o risco de perder 146 € no valor do fundo de desemprego. Alguém sabe onde me posso dirigir para reclamar ou tentar arranjar solução para este problema? Mais parece que nos cursos uma pessoa não pode ficar doente nem pode ser pai, já para não dizer que as mães grávidas nem cursos podem tirar mesmo que seja um curso de 25 horas.
Cumprimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Formaçãoes para desempregados

26 Set. 2013 13:56 #9357
Caro airborne, bom dia.

As entidades envolvidas nesse processo são a Seg. Social e o IEFP, através dos Centros de Emprego, e devem ser essas as entidades visadas pela sua reclamação e/ou tentativa de resolução do problema.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: airborne
Tempo para criar a página: 0.305 segundos