Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Baixa em período experimental e subsidio de desemprego

Baixa em período experimental e subsidio de desempregofoi criado por Kel

05 Abr. 2013 17:40 - 05 Abr. 2013 20:15 #7720
Boa tarde,
Gostava se possível que me tirassem umas dúvidas referente à situação na qual estou colocada.
Regressei ao trabalho após 5 meses de fundo de desemprego(ainda tinha mais meio ano disponível).No dia 13 de março assinei um contrato de termo incerto onde consta um período experimental de 30 dias e suspendi o fundo de desemprego.
O que acontece é que infelizmente fiquei doente no dia de hoje a 05-04-2013 ou seja em periodo experimental do contrato e a baixa médica foi me passada durante 10dias,sendo que o médico já me informou que provavelmente não recupero durante este período e vai ser necessário prorrogar a baixa.
A minha questão é ,se por ventura a entidade patronal me despedir posso regressar ao fundo de desemprego ?e vou receber o valor da baixa tendo em conta que durante 5 meses usufrui do S.desemprego?
Obrigada desde já.
Ultima edição : 05 Abr. 2013 20:15 por Kel.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa em período experimental e subsidio de desemprego

09 Abr. 2013 10:10 #7725
Cara Kel, bom dia.

Caso venha a ser despedida durante o período experimental, sendo por iniciativa exclusiva do empregador, poderá retomar o subsídio de desemprego até ao final do prazo que lhe tinha sido atribuído inicialmente. O prazo de atribuição não sofre prolongamentos.

Quanto a "receber o valor da baixa", as duas coisas não estão interligadas. Ficou doente durante um período em que se encontrava a trabalhar, tem direito a receber o apoio social na doença, a partir do 4º dia.

Respondido por Kel no tópico Baixa em período experimental e subsidio de desemprego

10 Abr. 2013 15:38 #7741
Já agora aproveito para questionar ,durante o tempo em que estou de baixa fica "suspenso " o período experimental?retomando novamente assim que regressar ao serviço?
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa em período experimental e subsidio de desemprego

11 Abr. 2013 11:36 #7751
Cara Kel, bom dia.

De acordo com consulta telefónica ao MSSS - Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, o período experimental suspende durante o período da baixa, sendo retomada a sua contagem aquando regresso do trabalhador às suas funções.
Tempo para criar a página: 0.273 segundos