Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Apoio a idoso

Apoio a idosofoi criado por Mjsilva

18 Fev. 2015 04:34 #13339
Boa Noite.
Tenho uma duvida que gostaria se pudesse ser esclarecida.
Estou desempregado à 1 ano e meio, tenho no total 3 anos de fundo desemprego.
Recebi uma carta para ir a determinado local que tem parceria com o fundo desemprego, para ir lá para atualização de dados de identificação. Tudo bem lá estarei. Mas existe um senão se for chamado para ir para qualquer lado, fazer estágio, etc a tempo parcial ou inteiro, atualmente tenho um idoso familiar que as condições de mobilidade e não só são muitíssimo poucas, pelo que tenho que estar a cuidar desse idoso, neste caso o familiar é minha mãe, visto que já está comigo à uns anos e mais precisamente desde que teve uma queda, é que ficou pior.O que queria saber é se caso seja chamado para ir a algum sitio, nesse local devo de apresentar o problema, mesmo que tenha que falar com o medico de família, ou se terei que informar o centro de desemprego dessa situação a fim de não haver problemas. Trabalhei num emprego desde Setembro de 1972 até mais ou menos Maio de 1973, depois trabalhei noutra empresa desde Maio de 1973 até Março 2014, altura em que fui despedido por extinção do posto de trabalho, estando desde essa altura no fundo de desemprego. Este ano faço 58, portanto também mais um salto e estou na reforma, só que até lá ainda falta mais um ano e meio (+-). Tanto agora como depois terei forçosamente que cuidar dela pois sou a única pessoa atualmente no agregado familiar em que esta situação nesse caso é melhor, pois como é lógico não vai deixar ninguém de trabalhar para vir fazer isso, e aliás compete-me a mim cuidar dela, lares, ou centros de dia está fora de questão, pois os rendimentos são fracos. A minha duvida era se quando receber alguma convocatória, exponho depois no local o problema ou será melhor enviar uma carta registada para o fundo de desemprego a informar da situação, a fim de não me chamarem para ir para lado nenhum, pois se for uma situação de simplesmente ir a qualquer sitio e demorar o mínimo de tempo não há problema, agora por muito tempo, isso aí está fora de questão. Contudo irei ao local solicitado e se necessário exporei o problema. Desculpem pelo alongamento do assunto e obrigado pela atenção. Agradeço que a resposta seja se possível enviada para o mail indicado no registo. Obrigado. ;)

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Apoio a idoso

13 Mar. 2015 15:30 #13485
Caro Mjsilva, boa tarde.

A grande questão no seu caso é que um desempregado só pode estar a receber o subsídio de desemprego se tiver total disponibilidade para emprego, daí a inscrição no centro de emprego. Se houver alguma "indisponibilidade" então poderá estar a pôr em risco a continuidade do subsídio de desemprego. Se quiser falar com alguém para perguntar o que fazer para evitar perder o subsídio de desemprego por "indisponibilidade", então sugerimos-lhe que fale com um técnico do centro de emprego e não desta entidade onde foi/será chamado a ir.
Tempo para criar a página: 0.269 segundos