Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Rescisão de Contrato com justa causa por parte do trabalhador

Rescisão de Contrato com justa causa por parte do trabalhadorfoi criado por soniaandrade30@hotmail.com

28 Jun. 2014 01:54 #11531
Caríssimos,
Encontro-me numa situação um pouco delicada, para a qual agradeço a vossa ajuda.
Tenho contrato assinado com a atual empresa onde trabalho desde Dezembro de 2013, no entanto vim a descobrir que apesar da entidade patronal afirmar o contrário, o certo é que não tenho descontos na segurança social, nem nuca tive, por esta empresa. Tive acesso a esses dados pela segurança social online, e também me dirigi à segurança social da minha residência, só para ter a certeza, e confirma-se: nem sequer estou registada na segurança social. Posto isto, gostaría de saber se posso rescindir contrato com a empresa com justa causa, e em caso afirmativo, se isso me dará direito ao fundo de desemprego. Também me foi aconselhado apresentar uma queixa para denunciar o sucedido, mas receio que com isso a empresa encerre portas e eu fique sem ordenado e sem direitos. Obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Rescisão de Contrato com justa causa por parte do trabalhador

30 Jun. 2014 18:22 #11551
Cara Sónia, boa tarde.

Uma situação como a que descreve deve ser, antes de tudo, alvo de uma denúncia à ACT. Sem esta denúncia o seu caso fica sem suporte legal. Sugerimos-lhe, por isso, que se dirija à ACT para esclarecer as condições da denúncia e de uma eventual rescisão contratual com justa causa. Se tiver possibilidade, sugerimos-lhe ainda que consulte um advogado para que este a possa ajudar a entender a denúncia de contrato com justa causa e, possivelmente, a constituir o seu caso e a redigir a carta de rescisão contratual alegando justa causa. Apenas poderá requerer o subsídio de desemprego se o seu caso for judicialmente aceite, o que tem de passar pela denúncia à ACT e seguir por via judicial para o Tribunal de Trabalho.
Tempo para criar a página: 0.286 segundos