Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Direito a Subsidio Desemprego [Baixa-Médica]

Direito a Subsidio Desemprego [Baixa-Médica]foi criado por Has

04 Jun. 2014 17:23 - 04 Jun. 2014 17:24 #11365
Boas. Já pesquisei muito sobre o assunto, no entanto não consegui encontrar nada sobre o meu caso.

Foi a primeira vez que comecei a trabalhar e consequentemente a descontar para a segurança social.
Estive 1 ano sob contrato por conta de outrem, com descontos feitos, durante esse mesmo ano. Acontece que agora ao fim desse ano, o contrato não foi renovado e já me dirigi inclusive ao centro de emprego para tratar dos papeis para o fundo de desemprego.

A minha grande dúvida e que me está a deixar algo preocupado é se tenho direito ao subsidio de desemprego, ou ao social. O que diz na segurança social é que precisam de ser descontados 360 dias referentes aos 24 meses que antecedem a data de desemprego. Trabalhei durante um ano e nunca faltei ao trabalho, tirando a semana em que fiquei em casa de baixa médica causado por um problema de pedras nos rins.

A minha dúvida é se essa semana de baixa me irá causar problemas para efeitos do fundo de desemprego, pois não faço ideia se esses 7 dias contam, ou não.
É que se contarem, estou a ver que por uns míseros 2/3 dias não irei ter direito ao subsidio de desemprego, o que me está a afligir um pouco neste momento.
Ultima edição : 04 Jun. 2014 17:24 por Has.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Direito a Subsidio Desemprego [Baixa-Médica]

01 Jul. 2014 17:18 #11591
Caro/a Has, boa tarde.

À partida, os períodos em que o trabalhador está incapacitado para o trabalho (a receber um apoio social por doença ou desemprego, por exemplo) contam para efeitos de cálculo do montante da prestação de apoio social.

Ainda assim, de forma a que possa ficar descansado, sugerimos-lhe que faça a pergunta diretamente à Seg. Social pelo número 808 266 266 (dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal). Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).
Tempo para criar a página: 0.299 segundos