Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Mudança de local de trabalho definitiva

Mudança de local de trabalho definitivafoi criado por Perolazul

30 Out. 2013 14:39 #9733
A empresa pelo qual trabalho vai transferir as suas instalações de forma definitiva, para um local que se localiza a aproximadamente a 20 km da morada atual. Como se trata de um caso de mudança ou extinção, total ou parcial, do estabelecimento onde aquele presta serviço, eu sou a obrigada a ser transferida, excepto se tiver prejuízo sério, em que posso rescendir o contrato. A minha questão deve-se como se procede este tipo de rescisão, terá de ser por via judicial? A empresa poderá não aceitar a minha rescisão? Caso seja aceite, tenho direito alguma compensação e ao subsídio de desemprego? Outro ponto, é que o motivo deste prejuízo sério deve-se à minha gravidez, e a empresa ainda não comicou a data da transferência de local de trabalho, deste modo, pergunto, como proceder se a comunicação se der no período da minha licença de maternidade ou de baixa? Aguardo que esta termine para proceder à rescisão do contrato ou rescindo de imediato, uma vez que posteriormente podem alegar ser tardio?
Nota: Para os trabalhadores qua aceitarem a transferência de local de trabalho, como se calcula as ajudas de custo sobre a deslocação?
Obrigada pela atenção. :unsure:

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Mudança de local de trabalho definitiva

30 Out. 2013 14:48 - 04 Nov. 2023 12:30 #9734
Cara Perolazul, boa tarde.

O "prejuízo sério" é um argumento que deve ser fundamentado de forma legal, sob pena de não vir a ser aceite, colocando em risco a atribuição de subsídio de desemprego.

Se rescindir o contrato antes da comunicação da data de transferência de local de trabalho poderá colocar em risco a atribuição do subsídio de maternidade.

Existe a obrigatoriedade de pagamento de custos adicionais "Para os trabalhadores que aceitarem a transferência de local de trabalho", sendo os valores calculados de acordo com os valores em vigor na empresa.

A questão envolve variáveis suficientes para que lhe recomendemos que consulte a ACT (1) ou um advogado.

(1) ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados e Por escrito (online) - em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 04 Nov. 2023 12:30 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.303 segundos