Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Desconto subsidio de alimentação

Desconto subsidio de alimentaçãofoi criado por nokasnokas

18 Jan. 2013 09:31 #6891
Será que me podem informar, segundo o codigo do trabalho em vigor, se por motivos de consultas medicas chegar mais tarde ou sair mais cedo, entrgando as repectivas justificações a entidade patronal, o subsidio de alimentação pode ser descontado?
O meu CCT é o da Apeca.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Desconto subsidio de alimentação

18 Jan. 2013 10:35 #6897
Cara nokasnokas, bom dia.

O subsídio de refeição pode ser descontado a um trabalhador que tenha um horário de 8h/dia e que, por motivo de falta justificada (ou injustificada também), falte a mais de 3 horas. Sendo a prestação de trabalho diário inferior a 5 horas, o empregador pode descontar o valor proporcional ao tempo da falta.

Respondido por nokasnokas no tópico Desconto subsidio de alimentação

18 Jan. 2013 16:00 #6917
Obrigada pela informação Beatrz Madeira, mas onde se baseou para a resposta é que já li e re-li o codigo do trabalho e nada disso é mencionad. A minha entidade patronal sem mais nem menos (nunca foi pratica da empresa) lembrou-se que apartir deste ano 2013 iria descontar além das horas faltadas tambem o sub.alimentação do dia inteiro, quero contrapor mas não tenho bases para isso, será que pode ajudar.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Desconto subsidio de alimentação

18 Jan. 2013 16:10 - 04 Jun. 2023 17:33 #6918
Cara nokasnokas, boa tarde.

Baseamo-nos no número 3, alínea b) do artigo 154 do Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) que pode consultar a partir da página sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html

O empregador não pode "retirar" o total do valor relativo ao subsídio de alimentação diário de um trabalhador que tenha um horário de 8h de trabalho diário e que falte, num dia, até 3 horas. Em caso do trabalhador faltar 3 horas ou mais, então as contas devem ser feitas no sentido de garantir a proporção do subsídio diário relativo às horas diárias trabalhadas.
Ultima edição : 04 Jun. 2023 17:33 por Pedro Ferreira.

Respondido por nokasnokas no tópico Desconto subsidio de alimentação

18 Jan. 2013 18:23 #6920
Obrigada mais uma vez , mas fico com a duvida se essa alinea b do n° 3 do art°154 nao se aplica so ao Art°153 , o meu contrato e' de 8 horas a templo completo. No contrato coletivo da Apeca a clausula 29 diz que o sub.alimentacao e devido por cada dia de trabalho efetivo , assim sendo pode ser aplicado a alinea b do n°3 do Art.154? Obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Desconto subsidio de alimentação

21 Jan. 2013 13:40 - 04 Jun. 2023 17:33 #6939
Cara nokasnokas, boa tarde.

Aplicando-se um CCT, o Código do Trabalho deve ser visto como um referencial, sendo que prevalece o que vem descrito no CCT que, por norma, respeita a generalidade das definições do Código do Trabalho. Havendo uma cláusula, ou cláusulas, no "seu" CCT relativas a subsídio de refeição, deve tê-las em consideração.

Pelo que nos foi possível apurar, em www.apeca.pt , a Cláusula 29ª do CCT vigente na APECA, relativa a "SUBSIDIO DE REFEIÇÃO", diz que "1. Os trabalhadores abrangidos pelo presente contrato têm direito a um subsídio de alimentação no valor de 5,38€ por cada dia completo de trabalho efectivo.".

Assim, considerando que o referido artigo menciona "dia completo de trabalho efectivo", poder-se-à inferir que um dia "não completo" leve à subtração (total ou parcial) do valor do subsídio de refeição relativo ao dia em que o trabalhador falte (total ou parcialmente).

Quanto à questão do "total ou parcial", há que verificar o que está em vigor na empresa, sendo uma questão de definição de políticas internas a subtração total ou parcial do subsídio de refeição diário do trabalhador, aquando falta do mesmo.
Ultima edição : 04 Jun. 2023 17:33 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: nokasnokas
Tempo para criar a página: 0.294 segundos