Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Patrão marca falta em dia que trabalho

Patrão marca falta em dia que trabalhofoi criado por danielcouto

14 Jun. 2012 10:46 #4966
Bom dia, é o seguinte, trabalho numa empresa a caminho de 4 anos, penso que ainda nao estou a efectivo, e o patrão marcou falta injustificada num dia que eu trabalhei o dia completo (estive presente na empresa a desempenhar as minhas funções) tudo porque ele não me quer dar folga. Como posso contornar esta situação?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Patrão marca falta em dia que trabalho

14 Jun. 2012 11:17 - 04 Nov. 2023 12:24 #4967
Caro Daniel Couto, bom dia.

A não ser que tenha um contrato de trabalho a termo incerto, o mais provável é que tenha um vínculo laboral efetivo.

Quanto à marcação da falta, parece-nos ser abusivo por parte do empregador. Se esteve a trabalhar em dia "normal", se não era a sua folga, se não era dia de descanso semanal, então porquê a marcação da falta? O empregador tem que lhe dar, pelo menos, um dia de descanso semanal. Não faz sentido nenhum a marcação de falta injustificada... A empresa tem algum tipo de controle/registo de entrada e saída de trabalhadores (tipo livro/registo digital de ponto)? Se sim, então tem como alegar que esteve a trabalhar, se não, poderá ser complicado "provar" que esteve a trabalhar.

No entanto, a nossa sugestão é que faça uma de duas coisas, ou até ambas:

1. Contacte a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (Lojas do Cidadão ou em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx ) para pedir esclarecimentos sobre o assunto

2. Faça queixa diretamente, também à ACT, na mesma página
Ultima edição : 04 Nov. 2023 12:24 por Pedro Ferreira.

Respondido por danielcouto no tópico Patrão marca falta em dia que trabalho

14 Jun. 2012 11:27 #4969
Sim existe um livro de ponto.
As instalações dispõem de câmaras de vigilância que devem registar a minha presença no emprego.
Tenho colegas de trabalho que me podem provar como estive a trabalhar mas podem não querer ser testemunhas por represálias e perder o posto de trabalho.
Estive a trabalhar em dia normal.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Patrão marca falta em dia que trabalho

14 Jun. 2012 12:41 - 04 Nov. 2023 11:30 #4974
Caro Daniel Couto, bom dia.

É muito bom que disponha de meios de prova.

Já falou com o empregador? Não conseguem chegar a um acordo que seja bom para ambas as partes?

Sublinhamos que, por lei, o empregador tem que lhe dar, pelo menos, um dia de descanso semanal.

A nossa sugestão continua a ser que, primeiro, contacte a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (Lojas do Cidadão ou em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx ), exponha o assunto mencionando a existência de meios de registo de entrada/saída de trabalhadores e de câmaras de vigilância no local de trabalho (estas podem estar ilegais!!!) e que lhe foi atribuída uma falta injustificada num dia em que prestou serviço regular nas instalações do empregador.

Depois de obter a resposta, veja qual será a melhor forma de atuar: ou fala com o empregador, confrontando-o com a resposta e solicitando a remoção da falta injustificada ou se não quiser estar a entrar em litígios diretamente com o empregador, e se considerar adequado, faça a queixa à ACT.
Ultima edição : 04 Nov. 2023 11:30 por Pedro Ferreira.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Patrão marca falta em dia que trabalho

02 Jul. 2012 12:44 - 04 Nov. 2023 11:30 #5049
Caro Daniel Couto, bom dia.

Existindo um livro de ponto e câmaras de vigilância que registam a sua presença em local de trabalho num dia em que lhe foi marcada uma falta injustificada poderá fazer queixa à ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx

Se quiser confirmar que "tem razão", contacte antes a ACT explicando a situação e perguntando o que deve/pode fazer para que não lhe seja imputada a falta injustificada.
Ultima edição : 04 Nov. 2023 11:30 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.327 segundos