Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Prazo da baixa

Prazo da baixafoi criado por jgonxas

28 Dez. 2011 11:29 #3226
Bom dia. O meu nome é João Gonçalves e sou portador de deficiência devido a doença do foro oncológico. A minha questão é qual o prazo máximo de uma baixa médica e se durante essa baixa médica a entidade empregadora pode despedir-me com justa causa?
Comecei a trabalhar em Janeiro de 2010, fiz 3 contratos de 3 meses e depois passei a efectivo. Neste momento tenho 4 vencimentos em atraso e tenho ido trabalhar com muito esforço sem receber a compensação pelo meu esforço. Por isso estou pensando em pedir baixa ao meu médico!

Respondido por sfigueiredo no tópico Prazo da baixa

23 Jan. 2012 09:58 #3407
Bom dia,

A baixa médica não é factor impeditivo de despedimento. Apenas a parentalidade está protegida em termos de despedimento no que diz respeito a baixas. O empregador pode despedir qualquer trabalhador em qualquer altura desde que cumpra a legislação em vigor.

A baixa médica não tem prazo máximo de duração. O limite que existe é para o tempo em que a baixa será remunerada.

Se não está em condições de exercer a sua actividade profissional, deverá ficar de baixa pois poderá também estar a lesar a entidade patronal. No entanto, a baixa não é algo que se peça ao médico... deve ser passada quando se justifique.

Entretanto, o facto de ter 4 vencimentos em atraso dá-lhe a possibilidade de tomar a iniciativa de rescindir o contrato por justa causa.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Prazo da baixa

31 Jan. 2012 22:23 #3491
No caso que descreve, sugerimos que consulte um advogado antes de tomar qualquer iniciativa relativamente a rescisão de contrato por justa causa, de forma a garantir que todos os procedimentos a tomar são os corretos e que não fica a perder.
Tempo para criar a página: 0.266 segundos