Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Informações

P Autor do tópico
Pedro Ferreira Desligado
Moderador
    Pedro Ferreira

Informações

01 Out. 2026 13:45
    (Cátia) - Eu trabalho de segunda a sexta das 20has 23h30 tive de baixa 2 dias quinta e sexta e o meu patrão descontou me sábado e domingo e permitido por lei visto que não trabalho ao fim de semana ae só tive de baixa 2 dias

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

P Autor do tópico
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

Re: Informações

01 Out. 2026 14:59
    Baixa médica de quinta e sexta-feira: podem descontar sábado e domingo?

Sim, podem.

Quando existe uma baixa médica (CIT), contam-se todos os dias consecutivos incluídos no certificado, incluindo sábados, domingos e feriados, mesmo que a trabalhadora normalmente só trabalhe de segunda a sexta.

No seu caso, se a baixa médica foi emitida para quinta e sexta-feira apenas, então só esses dois dias devem ser considerados. Mas se o CIT abrangeu quinta, sexta, sábado e domingo, então os quatro dias contam para efeitos de incapacidade temporária e de pagamento do subsídio de doença.

O que importa não é o seu horário de trabalho habitual, mas sim o período de incapacidade indicado no CIT. A Segurança Social e a entidade empregadora consideram os dias de calendário abrangidos pela baixa, e não apenas os dias em que trabalharia.

Se tiver dúvidas sobre os dias exatos que constam do certificado, confirme o período indicado no CIT ou consulte-o na Segurança Social Direta.

Referência: SIC Verifica - Autodeclaração de doença: empresa pode descontar salário em dias de descanso?

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Publish modules to the "offcanvas" position.