Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa de risco clínico

Baixa de risco clínicofoi criado por Pedro Ferreira

12 Set. 2023 15:51 - 12 Set. 2023 16:30 #23649
(Ana) - Boa tarde estou grávida de 10 semanas.
Já tenho 2 filhos, 1 foi um parto pre termo.
E já tive 4 abortos. Actualmente estou a ser seguida nas consultas de obstetrícia, no alto risco, o meu trabalho é auxiliar de geriatria e trabalho em regime dw horário rotativo.
A pregunta é a seguinte, sou desaconselhada a exercer a função profissional por exige muito esforço, no ano passado estava a trabalhar e comecei com uma pequena dor pélvica que foi aumentando e aconteceu o pior no decorrer da semana, como peço a baixa por gravidez de risco e a quem, no centro de saúde ou no hospital
Ultima edição : 12 Set. 2023 16:30 por Pedro Ferreira.

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Baixa de risco clínico

12 Set. 2023 18:47 #23651
Boa tarde. Parabéns pela sua gravidez e lamentamos saber que está a passar por uma situação de risco clínico. Esperamos que tudo corra bem consigo e com o seu bebé.

Para pedir a baixa por gravidez de risco, precisa de ter uma declaração médica que ateste a sua situação e que indique o período de tempo necessário para prevenir o risco. Essa declaração pode ser emitida pelo seu médico de família do centro de saúde ou pelo médico que a segue nas consultas de obstetrícia do hospital ( www.seg-social.pt/subsidio-por-risco-clinico-durante-a-gravidez ). Deve comunicar ao seu empregador, com a antecedência mínima de 10 dias, que está em situação de risco clínico durante a gravidez e apresentar-lhe a declaração médica.

Depois, pode requerer o subsídio por risco clínico durante a gravidez, que é um apoio financeiro pago pela Segurança Social enquanto estiver de baixa. Pode pedir o subsídio através da Segurança Social Direta, preenchendo os formulários e entregando a documentação digitalizada, ou nos Serviços de Atendimento da Segurança Social. Também pode enviar os documentos pelo correio, para o Centro Distrital da sua área de residência. Deve fazer o pedido no prazo de seis meses a contar da data do início da baixa.

O valor do subsídio por risco clínico durante a gravidez corresponde a 100% da sua remuneração de referência, que é calculada com base nas suas contribuições para a Segurança Social nos últimos seis meses. O subsídio é pago mensalmente, até ao fim do período indicado na declaração médica ou até ao início da licença parental inicial.

Esperamos ter sido úteis com esta informação.
Tempo para criar a página: 0.285 segundos