Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Regresso ao serviço

25 Mar. 2022 17:29 #22621 por Sol
Regresso ao serviçofoi criado por Sol
Boa tarde

Depois de estar de baixa tres semanas, e ja nao aguentando sentir-me uma inutil, decidi, ainda que nao recuperada, regressar ao trabalho.
Se ao regressar se verificar que realmente nao consigo fazer certas coisas, como posso proceder?
A questao é que, por exemplo estando mal de um pé, eu posso fazer outras coisas... Nao posso conduzir e fazer serviço externo por exemplo, mas a entidade patronal nao terá que me atribuir ou readaptar as funçoes a atribuir-me?

Obrigada

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

05 Abr. 2022 11:42 #22652 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Regresso ao serviço
Em primeiro, as baixas médicas são para cumprir na íntegra, a não ser que tenha alta em situação de verificação de doença (junta médica).

Em segundo, o empregador poderá ter flexibilidade e conseguir atribuir-lhe funções que "substituam" temporariamente as suas, uma vez que está (ainda) incapacitada, mas esta obrigatoriedade só existe em caso de acidente de trabalho ao serviço da empresa, em que o trabalhador fica com uma incapacidade temporária ou definitiva (atestada pela Segurança Social ou Seguradora) e há que fazer ajustes para que o trabalhador não perca o seu trabalho.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

07 Abr. 2022 14:52 #22663 por Sol
Respondido por Sol no tópico Regresso ao serviço
Boa tarde

Antes demais grata pela resposta

Efetivamente a médica queria que eu estivesse pelo menos mais uma semana de baixa, mas ja não aguentava sentir-me inutil. Pois, alem da parte financeira que se traduz num grande rombo, eu estava em condições de desempenhar outras funções, aliás, no dia em que me deram baixa tentei chegar a esse acordo com a entidade patronal, que não aceitou, aliás nem me chegou sequer a responder.
 
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

está na lei trabalhar 9 dias seguidos
21 minutos 9 segundos

descanso semanal

Ana
2 dias 14 horas

Estou numa empresa desde 14 de Agosto de 2019 com contrato de termo incerto. Apresentei a carta de rescisão a 19 de Junho 20 ...

Carlos
4 dias 1 hora

Bom dia. Tenho um familiar nao directo, sem filhos, vive sozinho, que por razoes de saude gostaria de aceder a um Lar de Idos ...