Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Requerimento de prestação compensatória de subsídio de férias

Requerimento de prestação compensatória de subsídio de fériasfoi criado por Olga Almeida

06 Jun. 2014 16:13 #11373
Estive de baixa médica durante todo o ano de 2011. Em Setembro de 2012, a entidade empregadora remeteu-me o formulário para eu requerer a prestação compensatória de subsídio de férias. Considerando os 6 meses do ano seguinte exigidos para o requerimento, entreguei o referido formulário em Janeiro de 2013. Como não me foi paga esta prestação compensatória, entrei em contacto com a Segurança Social por diversas vezes, mas ninguém conseguia explicar-me devidamente o que tinha acontecido. Finalmente, fiz uma exposição escrita e, esta semana, recebi a resposta. O meu requerimento entrou fora de prazo.
A minha pergunta é: a entidade empregadora é obrigada a entregar o formulário do requerimento logo em Janeiro do ano subsequente ou entrega só quando o funcionário solicita? Há alguma legislação sobre o assunto?
Os meus agradecimentos.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Requerimento de prestação compensatória de subsídio de férias

09 Jun. 2014 17:13 - 04 Nov. 2023 12:20 #11394
Cara Olga Almeida, boa tarde.

Existe uma explicação detalhada sobre as prestações em causa no separador "Prestações Compensatórias" do site da Seg. Social, em seg-social.pt/subsidio-de-doenca

O guia prático da Seg. Social sobre subsídio de doença (em seg-social.pt/documents/10152/24095/5001...52-b291-f97b99d39c0c ) também faz referências às prestações compensatórias e aponta um conjunto de legislação aplicável à situação de doença.

Não conseguimos responder taxativamente à sua questão, mas estamos certos que a ACT o fará, pelo que lhe sugerimos que contacte a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados e Online por escrito em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
4. Por telefone através do número 707 228 448 (dias úteis 9h30-12h30 e 14h00-17h30)
Ultima edição : 04 Nov. 2023 12:20 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.251 segundos