Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

acerto de férias

J Autor do tópico
jotac Desligado
Membro Iniciado
    jotac

acerto de férias

05 Dez. 2014 21:13
    Estive numa deslocação ao serviço da minha empresa, que durou 4 meses.
    Durante este tempo, não gozei 10 dias de férias.
    Agora que regresso, a empresa recusa dar-me a hipótese de gozar as férias até ao final do ano.
    1) Poderá a empresa obrigar-me a passar as férias para 2015?
    2) Se aceitar adiar as férias para 2015, sou compensado financeiramente?
    3) Se a empresa pagar as férias não gozadas, qual o valor extra a pagar por cada dia?
    Obrigado

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

B
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

Re: acerto de férias

30 Dez. 2014 11:39
    Caro jotac, bom dia.

Respondemos-lhe pela mesma ordem:

1) Poderá a empresa obrigar-me a passar as férias para 2015? A resposta é negativa. Se as férias foram marcadas por acordo entre as partes e não as gozou porque esteve ao serviço da empresa, então deverá ser compensado por isso. Ver artigos 243 e 246 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com alterações posteriores (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).

2) Se aceitar adiar as férias para 2015, sou compensado financeiramente? Tratando-se de férias relativas a 2014, poderá gozá-las até 30 Abril 2015, mas se as férias não foram gozadas porque a empresa lhe atribuiu serviço num período que incluía as férias, então deverá usufruir do direito disposto nos artigos do Código do Trabalho indicados em cima.

3) Se a empresa pagar as férias não gozadas, qual o valor extra a pagar por cada dia? O valor do "dia de férias" é igual ao valor base do dia de trabalho.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Publish modules to the "offcanvas" position.