Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Folga ao Fim de Semana

Folga ao Fim de Semanafoi criado por Euforia

24 Out. 2014 11:56 #12347
Olá Bom Dia,
Gostaria de saber o seguinte:

Trabalho na área do comércio, sou vendedora e a Part Time, de 25H semanais.
No meu contracto diz que o horário é estipulado por escrito pela empresa. Acontece que um Full Time de 40H semanais, tem o mesmo esquema de folgas que eu, ou seja, às vezes são fixas outras não são rotativas, mas mudam de dia, e têm um fim de semana de 6 em 6 semanas como eu.

A minha pergunta é a seguinte, eu por ser Part Time e trabalhar menos horas não tenho direito a gozar um fim de semana de 6 em 6 semanas, como os outros membros da empresa?

Porque o que me foi dito é que não tenho direito, por não trabalhar 8h por dia.
Faz sentido?

Tentei encontrar o artigo no Código de Trabalho, mas não encontrei.

Aguardo a vossa resposta e agradeço desde já a ajuda.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Folga ao Fim de Semana

25 Out. 2014 17:13 #12356
Cara Euforia, boa tarde.

Em resposta à sua questão, podemos dizer-lhe que o trabalhador a tempo parcial deve ter tratamento igual e comparável à do trabalhador a tempo completo. Não é aplicável o argumento de que "não te(m) direito, por não trabalhar 8h por dia".

Não será por fazer menos horas que deixa de ter direito ao "fim de semana de 6 em 6 semanas". Notámos que nos diz que o "Full Time de 40H semanais, tem o mesmo esquema de folgas" e que "têm um fim de semana de 6 em 6 semanas como eu.".

Se o regime de organização do horário de trabalho é feito em turnos fixos e variáveis, e todos os trabalhadores a tempo completo têm direito a "gozar um fim de semana de 6 em 6 semanas", então o trabalhador a tempo parcial também tem esse direito.