Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Prazo de pagamento após rescisão de contrato

H
Hellaclarke Desligado
Membro Júnior
    Hellaclarke

Re: Prazo de pagamento após rescisão de contrato

07 Fev. 2019 11:48
    Bom dia.
    Estou numa situação semelhante!
    Assinei contrato com a entidade dia 27 Dezembro de 2018. O primeiro mês seria de experiência e formação, e pago como um mês de trabalho e como seriam os restantes!
    No dia 26-01 comuniquei verbalmente que pretendia rescindir o contrato, e foi-me pedido pela gerente, que entregasse a carta de rescinsão. Entreguei a carta pessoalmente e tambem enviei por correio e carta registada. Como era periodo experimental, sei que por lei, não necessitava de qualquer aviso prévio.
    Fiz tudo como me pediram, enviei a carta, entreguei o uniforme e a partir daí, todas minhas msgs foram ignoradas! Até hoje não recebi o valor dos dias que trabalhei e também não respondem.
    Gostaria de saber oq fazer.
    Agradeço
    B
    Beatriz Madeira Desligado
    Moderador
    Beatriz Madeira

14 Fev. 2019 18:16
    O pagamento dos valores em dívida ao trabalhador deve ser feito até ao último dia de vigência do contrato. Em rigor, o pagamento deveria ser feito de forma a que, no último dia, o trabalhador tivesse o dinheiro disponível para utilização. No caso de não cumprimento de dever legal, como será o caso, o trabalhador pode fazer uma das seguintes coisas (em alternativa ou complementarmente):

1. Enviar ao empregador uma carta registada e com aviso de receção solicitando o pagamento dos valores em dívida até determinada data (por norma, sugerem-se 7 dias mas poderá ser outra data), indicando o montante e informando que cobra juros de mora ou faz queixa à ACT ou Trib. Trabalho a partir da data em questão (a opção da "sanção" será sua).

2. Queixa na ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho (ver contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ) ou queixa no Tribunal de Trabalho da área geográfica correspondente à morada da sede da empresa (contactos a partir de www.citius.mj.pt/portal/contactostribunais.aspx ).
    S
    Saulo Desligado
    Membro Iniciado
    Saulo

17 Jun. 2019 20:09
    Trabalhe em uma empresa e fiquei lá por 6 meses quando está acabando o contrato entreguei minha carta de demissão e cumpri minhas férias , agora terminou meu contrato e as férias e a empresa não me pagou ainda meus direitos e disse q só vai pagar no fim do mês queria saber se tem um prazo e oque posso fazer pois tenho vencimentos para cumprir e não posso ficar esperando.
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

26 Jun. 2019 13:25
    O pagamento dos valores em dívida ao trabalhador deve ser feito até ao último dia de vigência do contrato. Em rigor, o pagamento deveria ser feito de forma a que, no último dia, o trabalhador tivesse o dinheiro disponível para utilização.
    A
    angeloguedes Desligado
    Membro Júnior
    angeloguedes

17 Ago. 2019 16:58
    Boa Tarde,

Eu meti a minha demissão dia 12 de agosto deste mes como o meu tempo na empresa é menos de 2 anos tenho de dar 30 dias, e neste momento estou a cumprir o pre aviso e estou a dar o tempo a casa. Quando é que eu tenho de receber os meus direitos, subsidio de ferias, natal e por ai fora? É no ultimo dia que dou a casa, ou passado um mes? E se é legal pagarem no proximo mes?

Agradeço uma resposta,
    Angelo Guedes
    A
    angeloguedes Desligado
    Membro Júnior
    angeloguedes

12 Set. 2019 09:55
    Ângelo Guedes escreveu: Boa Tarde,

Eu meti a minha demissão dia 12 de agosto deste mes como o meu tempo na empresa é menos de 2 anos tenho de dar 30 dias, e neste momento estou a cumprir o pre aviso e estou a dar o tempo a casa. Quando é que eu tenho de receber os meus direitos, subsidio de ferias, natal e por ai fora? É no ultimo dia que dou a casa, ou passado um mes? E se é legal pagarem no proximo mes?

Agradeço uma resposta,
    Angelo Guedes

Gostava mesmo de ter uma resposta
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

23 Out. 2019 17:35
    O prazo legal é o último dia de trabalho, dia este em que o dinheiro deve estar disponível para o trabalhador. O empregador só poderá pagar depois de terminada a relação laboral se o trabalhador concordar. Se não concordar, ou nem sequer foi consultado nesta decisão, então pode pedir juros de mora e/ou fazer queixa na ACT (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ).
    G
    Gabrielasaldanha51 Desligado
    Membro Iniciado
    Gabrielasaldanha51

11 Fev. 2022 14:23
    Boa tarde, 

o meu contrato a termo certo acabou dia 17 de Janeiro de 2022. A empresa dia 28 de Janeiro de 2022 pagou o total trabalhado e as variantes (comissões/sub. Alimentação etc) referentes ao mês de Dezembro. Hoje é dia 11 de Fevereiro e ainda não me pagaram o resto, variantes de Janeiro e o facto de me teres despedido por caducidade do contrato. Gostaria de saber se não era suposto eles no final do mês de janeiro já terem as contas finais. 

Muito obrigada! 
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

22 Fev. 2022 10:39
    Bom dia. Sim, de facto, o empregador tem obrigação legal de, até ao último dia de trabalho, disponibilizar o valor equivalente às compensações devidas por término ou rescisão de contrato. Não é até ao fim do mês ou no mês seguinte, é no dia em que o trabalhador finaliza a sua prestação de trabalho para a empresa... O que acontece, numa maioria de vezes, é que as empresas têm softwares de gestão/contabilidade que apenas permitem "fazer as contas" dos trabalhadores em determinados dias do mês, o que origina problemas como o que nos apresenta. O facto das "contas" de janeiro ainda não terem sido feitas tem, provavelmente, essa justificação.
    Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira
    B
    Biduduca Desligado
    Membro Iniciado
    Biduduca

12 Abr. 2022 23:11
    Olá boa noite recentemente eu enviei uma carta pedindo demissão do meu emprego mas não lhe dei o prazo de 30 dias simplesmente entreguei nenhum dia e sair no outro o meu contrato era part-time mas já tinha mais de 1 anoNeste caso eu precisava embora com urgência e tudo foi amigável é compreensível mas gostaria de saber em quanto tempo eles têm de prazo para poder efetuar o pagamento da minha rescisão de contrato que foi feita por minha parte?
    Como eu não pode dar os 30 dias à casa deixei claro na minha carta de demissão que abrir a mão dos direitos que me assistia mas que o restante quero acerto do tempo em que estive eu queria receber gostaria de saber qual é o prazo que eles têm para me pagar?

B
    Moderador
    Beatriz Madeira

14 Abr. 2022 10:11
    O prazo para pagamento dos valores em dívida ao trabalhador é até ao último dia de trabalho para a empresa. No entanto, há aqui que considerar que várias empresas têm softwares de gestão de salários que não permitem o "fecho de contas" de um dia para o outro, sendo expectável que lhe paguem no final do mês em que saiu, como se fosse o prazo de pagamento normal do salário.
    L
    lcrodrigues1 Desligado
    Membro Iniciado
    lcrodrigues1

20 Abr. 2022 12:08
    Olá bom dia ! 
    entrei na empresa dia 03/12/2018
    No dia 02/04/2018 eu entreguei uma carta de demissão com 2 semanas de aviso que se encerrou no dia 15/04 
    E até o momento a empresa não entrou em contato comigo pra dar nenhuma satisfação o que devo fazer ? 
    Meu contrato era de dualdecimo mas nesse período nunca gozei férias 
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

13 maio 2022 18:00
    As datas não devem estar corretas...

O trabalhador tem direito a receber o montante relativo ao tempo trabalhado até ao último dia em que presta serviço. Se tal não acontece, sugerimos que faça queixa da empresa à ACT (poderá ver os contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ).
    T
    thiago quintes Desligado
    Membro Júnior
    thiago quintes

Re: Prazo de pagamento por demissão

15 Fev. 2023 10:24
    Comigo aconteceu o seguinte, comecei a trabalhar na segunda-feira e no dia seguinte no fim do expediente eu pedi para sair por não ter me adaptado ao trabalho. Não tenho conta bancaria em Portugal, só em banco belga com iban da UE. O empregador ainda não me pagou porque diz que só tem como pagar por transferencia por IBAN Portugues no meu nome. A empresa pode fazer isso? Quais meios legais eu posso recorrer e ter meu dinheiro dos 2 dias de trabalho? Obrigado.
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

Re: Prazo de pagamento por demissão

15 Fev. 2023 14:28
    Não deveria haver restrições a pagamentos por transferência bancária, para qualquer banco, ainda para mais na Europa. As sugestões que lhe deixamos são:
    1) recorrer à ACT para confirmar se o empregador tem, ou não, razão
    2) caso confirme que o empregador não tem razão, escrever uma carta (que envia por correio registado) a pedir o pagamento, indicando um prazo
    3) caso o prazo não seja cumprido, fazer queixa na ACT ou recorrer a um/a advogado/a
    T
    thiago quintes Desligado
    Membro Júnior
    thiago quintes

16 Fev. 2023 15:27
    Olá, Beatriz tudo bem?

Muito obrigado, estou morando em Portugal faz poucos meses e pensei isso também.
    Vou seguir suas dicas, e deixando aqui também uma pergunta.
    Você é Advogada aqui em Portugal? Se sim, gostaria de entrar em contato particular, pois eu e minha esposa temos alguns processos para fazer e não conhecemos Advogados de confiança e que tenha bagagem aqui.

Melhor cumprimentos,
    Thiago.
    J
    Membro Iniciado
    JGC

17 Fev. 2023 21:53
    Bom dia,

Eu entreguei a minha carta de resignação e o meu último dia foi 26 de Janeiro. Dia 31 de janeiro recebi um email do meu empregador a dizer que ainda não me podiam pagar e que até dia 12 de Fevereiro irão me ter pago.
    Dia 12 passou e eles não me pagaram, mandei um email dia 14 Fevereiro a perguntar o porquê e eles pediram mais tempo ainda e eu recusei. Ainda não me pagaram nem responderam ao meu mail de recuso.
    Quais são as minhas opções legais para puder resolver esta situação?

Obrigada pela a ajuda.
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

13 Jun. 2023 08:44
    O trabalhador que é despedido tem direito a receber o valor em dívida até ao último dia de trabalho. As sugestões que lhe deixamos para resolução do problema são:
    1) escrever uma carta (que envia por correio registado) a pedir o pagamento, indicando um prazo
    2) caso o prazo não seja cumprido, fazer queixa na ACT ou recorrer a um/a advogado/a
    A
    Anónimo
    Visitante
    Anónimo

29 Set. 2023 13:09
    Boa tarde,

Onde está no código de trabalho esta informação que a entidade tem de efetuar o fecho de contas até o último dia do trabalhador.

Obrigada
    P
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

29 Set. 2023 14:08 - 29 Set. 2023 14:13
    A componente da retribuição tem de ser paga até o último dia de trabalho de acordo com o Artigo 278.º - Tempo do cumprimento do Código do Trabalho.

O Código do Trabalho prevê que o trabalhador despedido tem direito a receber a retribuição e outros créditos vencidos até ao dia da cessação do contrato de trabalho, sem prejuízo do direito a férias e subsídios de férias e de Natal proporcionais ao tempo de serviço prestado até à cessação do contrato.No entanto, a indemnização por despedimento não é considerada uma retribuição, mas sim uma compensação financeira pelo despedimento. Assim, o trabalhador despedido apenas tem direito a receber a indemnização por despedimento após a cessação do contrato de trabalho, no prazo máximo de 30 dias após a data da cessação.

O artigo Artigo 368.º - Requisitos de despedimento por extinção de posto de trabalho do Código do Trabalho estabelece que o despedimento por extinção do posto de trabalho é uma modalidade de despedimento coletivo. Assim, o trabalhador despedido tem direito a receber a indemnização por despedimento no prazo de 30 dias após a data da cessação do contrato de trabalho.É importante notar que existem algumas exceções a esta regra. Por exemplo, se o trabalhador despedido for despedido por justa causa, não terá direito a receber indemnização por despedimento. Neste caso, o trabalhador apenas terá direito a receber a retribuição e outros créditos vencidos até ao dia da cessação do contrato de trabalho.Outra exceção é o caso do despedimento coletivo. Neste caso, os trabalhadores despedidos têm direito a receber a indemnização por despedimento no prazo de 30 dias após a data da cessação do contrato de trabalho.Em conclusão, os trabalhadores despedidos têm direito a receber a retribuição e outros créditos vencidos até ao dia da cessação do contrato de trabalho. No entanto, a indemnização por despedimento é paga geralmente após a cessação do contrato de trabalho, no prazo máximo de 30 dias. Recomendo que consulte um advogado ou um sindicato para analisar a sua situação específica.
    Ultima edição : 29 Set. 2023 14:13 por Pedro Ferreira.

Publish modules to the "offcanvas" position.