Confirm text replacement with template category text
All the text in the message will be deleted and replaced by text from category template.
Responder: Troca de turno
Histórico do tópico:
Troca de turno
Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)
Pedro Ferreira14 Out. 2025 09:44
Bom dia, BrunoA tua situação envolve dois pontos fundamentais: alteração de horário de trabalho e responsabilidades familiares relevantes. Vamos por partes, com base no Artigo 217.º do Código do Trabalho
e na proteção legal para cuidadores.
1. A entidade patronal pode alterar o teu horário para turno da noite?
Não de forma unilateral e imediata, especialmente se:
Tens praticado rotatividade apenas entre manhã e tarde de forma estável;
A alteração implica prejuízo sério para a tua vida pessoal ou familiar;
Não houve consulta prévia nem justificação objetiva.
O Código do Trabalho exige que qualquer alteração de horário:
Seja precedida de consulta ao trabalhador;
Respeite o princípio da boa fé e equilíbrio contratual;
Seja comunicada com antecedência mínima de 7 dias (ou 3 dias em microempresas).
2. E se tens responsabilidades familiares relevantes?
Sim — tens proteção adicional. O Código do Trabalho reconhece:
O direito a conciliar vida profissional e familiar, especialmente quando há dependência de terceiros (como um familiar com deficiência motora);
O direito a requerer adaptação do horário por motivos de assistência familiar (
Artigo 56.º
e
59.º
).
Podes invocar motivo atendível e documentado para recusar o turno da noite, especialmente se isso comprometer o apoio à tua mãe e ao familiar dependente.O que podes fazer agora
Comunica por escrito à entidade patronal:
Que a alteração imediata não foi previamente acordada;
Que tens responsabilidades familiares que impedem o turno da noite;
Que estás disponível para manter os turnos rotativos atuais.
Solicita reunião ou mediação com RH ou chefia para encontrar solução razoável.
Se houver pressão ou imposição injustificada:
Podes apresentar queixa à ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho);
Ou pedir apoio ao sindicato, se estiveres filiado.
Posso ajudar a redigir
Um pedido formal de manutenção de horário com base legal e tom profissional;
Uma exposição à ACT, caso a situação evolua para conflito.
3. Em resumo
Questão: Alteração imediata para turno da noite - Resposta legal: ❌ Não pode ser imposta unilateralmente
Resposta legal: Responsabilidades familiares - Resposta legal: ✅ Protegem-te legalmente
Questão: Direito a manter horário compatível - Resposta legal ✅ Sim, com fundamentação
4. Aqui está um modelo de comunicação formal à entidade patronal que podes adaptar e entregar por escrito ou por email, com tom profissional e base legal:
Assunto: Oposição à alteração de horário para turno da noite
Exmo. Senhor [Nome do Responsável],
Venho por este meio manifestar a minha oposição à alteração imediata do meu horário de trabalho para o turno da noite, conforme me foi comunicado no dia [data da comunicação].
Desde o início da minha atividade nesta entidade, tenho desempenhado funções em regime de turnos rotativos entre manhã e tarde, conforme prática consolidada e em alinhamento com os restantes colegas. Esta alteração para o turno da noite, além de não ter sido previamente acordada nem justificada com base em necessidades objetivas da empresa, representa um impacto significativo na minha vida familiar.
Informo que sou responsável por prestar apoio diário a um familiar com deficiência motora, cuja assistência depende diretamente da minha presença durante o período noturno, especialmente após a recente intervenção cirúrgica da minha mãe, que limita a sua capacidade física.
Nos termos do Artigo 217.º do Código do Trabalho, qualquer alteração de horário deve respeitar o princípio da boa fé, ser precedida de consulta ao trabalhador e não causar prejuízo sério à sua vida pessoal. Adicionalmente, o direito à conciliação entre vida profissional e familiar encontra-se protegido por lei, nomeadamente nos artigos 56.º e 59.º.
Solicito, portanto, a manutenção do regime atual de turnos rotativos entre manhã e tarde, ou a abertura de diálogo para encontrar uma solução que respeite os direitos laborais e familiares em causa.
Com os melhores cumprimentos,
[Teu nome completo]
[Função / Departamento]
[Data]
Nota: Esta comunicação tem caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico. Para decisões legais ou laborais específicas, recomenda-se a consulta a um advogado ou entidade competente.
bruno pires14 Out. 2025 09:34
Bom dia,
Ontem quando cheguei ao meu local de trabalho, o meu chefe chamou me pois disse que me iria trocar de turno, ou seja iria passar para a noite.
Quando assinei pela entidade, existiam os 3 horarios, manha que é das 7 as 14, tarde que é das 14 as 21 e depois a noite das 22 as 4 da manha, tenho andando a fazer turnos rotativos de manha e tarde que é o que os meu colegas fazem.
O meu chefe disse que iria ser feita a troca imediata e que a partir de quinta feira iria ter que comecar a trabalhar a noite.
Neste caso o que posso fazer?
Pois tenho que ajudar a minha mae a tomar conta de um familiar com deficiência motora e a minha mae passou por uma operação na qual nao pode exercer muitos esforços.