Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Subsídio de desemprego sendo sócio gerente de outra empresa

Subsídio de desemprego sendo sócio gerente de outra empresafoi criado por paulolopesfoto

13 Dez. 2012 19:04 #6581
Boa tarde. A minha dúvida consiste em saber se tenho direito ao subsidio de desemprego caso seja despedido da empresa onde trabalho como trabalhador por conta de outrem quando sou ao mesmo tempo sócio gerente de outra firma (não remunerado). E como calculo que não tenha direito a minha pergunta é se tenho algum tempo estipulado para desistir ou transferir para outra pessoa a funçao de gerente de forma a poder assim garantir o pagamento do subsídio de desemprego. Muito obrigado.
Melhores cumprimentos.
Paulo Lopes

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsídio de desemprego sendo sócio gerente de outra empresa

14 Dez. 2012 14:54 #6583
Caro Paulo Lopes, boa tarde.

Efetivamente, sendo sócio gerente não remunerado de uma empresa, o que acontece quando cessa a sua atividade como trabalhador por conta de outrem, é que é obrigado a transferir a sua atividade para a empresa da qual é sócio gerente, passando a ser obrigatoriamente remunerado por esta via.

Não existe um prazo específico para se desvincular da sua função de sócio gerente e/ou da própria empresa, de forma a que não haja quaisquer dúvidas quanto à sua situação de "dependência" e para que possa requerer o subsídio de desemprego "sem problema".

Existem, no entanto, prazos para efetuar a "transferência de funções", pelo que lhe sugerimos que consulte o Portal da Empresa ( www.portaldaempresa.pt/CVE/pt/Geral/faqs...5es+de+Pacto+Social/ ) ou um advogado.

Respondido por avalente no tópico Subsídio de desemprego sendo sócio gerente de outra empresa

24 Jun. 2014 15:55 - 07 maio 2023 20:36 #11504
Ultima edição : 07 maio 2023 20:36 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.254 segundos