Fórum

Espaço aberto à discussão
× Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

Não renovação de contrato durante licença de maternidade

04 Dez. 2019 22:25 #21680 por OJ
Boa noite,

A minha esposa iniciou um contrato de trabalho no mês de Junho de 2018. A empresa tem renovado o contrato de 6 meses em 6 meses. Ao início do mês de Novembro tivemos um bebé, portanto ela se encontra neste momento no periodo obrigatório de 42 dias de licença parental inicial da mãe. Ambas entidades patronais têm sido informadas da nossa desição de tomar a licença partilhada de 150+30 dias.
No entanto, a minha esposa recebeu esta semana uma carta (que por acaso não tem o nome dela, só "Exma. Sra.", só no envelope aparece o nome dela) a informar que empresa não irá renovar o contrato de trabalho, ficando assim apenas mais alguns dias deste mês até oficialmente terminar o contrato atual.
Existe qualquer tipo de proteção legal para esta situação? O que é que a minha esposa deve fazer a seguir?
Muito obrigado pela assistencia.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

11 Dez. 2019 15:24 #21696 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Não renovação de contrato durante licença de maternidade
Não existe proteção legal na maternidade em casos de contratação a termo certo. Findo o prazo do contrato, ou de qualquer uma das suas renovações, o empregador pode fazer caducar o contrato sem ter de dar justificações a nenhuma entidade.

Deixamos-lhe a sugestão de que contacte a CITE – COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO trabalho E NO EMPREGO (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ), para saber se poderá ter alguma forma de ação relativamente à situação em causa.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Jose Silva
1 dia 16 horas

Boa tarde, Tento ligar mas esta difícil, pedi a minha reforma em 21-02-2019 e já recebi uma carta com as condições em 06 ...

Manuel Freitas
1 dia 17 horas

A "licença de casamento" deve incluir o dia do casamento e contabiliza-se em dias consecutivos/seguidos.

Ricardo Ferreira
1 dia 20 horas

Bom dia, Também vou casar na mesma data e preciso de saber essa informação se posso ou nao começar a licença no dia an ...

Ana Pereira
3 dias 21 horas

Boa tarde, onde posso fazer uma queixa sem ser na policia de um mecânico de oficina pois o mesmo é um aldrabão sem escrúp ...

Francisco Pereira
5 dias 19 horas

O meu período de trabalho contractual é de 40 horas semanais das 09h30' ás 18h c/ uma hora p/ almoço, sou secretário e ...