Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Emigrar

Emigrarfoi criado por Rui_Silva

14 Jan. 2014 23:59 #10374
Boa noite.

Gostaria de saber se eu suspender o fundo de desemprego para ir viver noutro país,se eu quiser voltar,imaginemos,ao fim de 2 anos, ainda teria direito ao fundo de desemprego ou então quanto tempo posso voltar a activar caso queira voltar a Portugal.

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Emigrar

23 Jan. 2014 16:24 #10469
Caro Rui_Silva, boa tarde.

O subsídio de desemprego apenas dura até ao fim do prazo que lhe foi atribuído. A título de exemplo, suponhamos que lhe foi atribuído o subsídio até Maio 2015, caso regressasse a Portugal em Setembro 2015, já não teria direito a retomar este apoio social.

Para reativar o subsídio de desemprego, ainda durante o prazo de atribuição do mesmo e depois de ter estado a trabalhar fora de Portugal, precisa trazer uma declaração do empregador estrangeiro em como foi despedido, à semelhança do que se faz cá, mas com o formulário convencionado para trabalhadores estrangeiros.

Agora, suponha que acaba o prazo do atual subsídio de desemprego e que, entretanto, pelo tempo que esteve a trabalhar lá fora e pelos descontos efetuados para o sistema de segurança social do país onde esteve, teria direito ao subsídio. Tem, então de apresentar o dito formulário para trabalhadores estrangeiros na Seg. Social portuguesa de forma a que o seu processo possa ser avaliado e ser-lhe atribuído um novo subsídio de desemprego.
Tempo para criar a página: 0.282 segundos