Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa por depressão

Baixa por depressãofoi criado por Akiort

01 Dez. 2012 21:49 #6465
Boa noite,


Foi-me diagnosticada uma depressão, e por recomendação psiquiátrica foi estabelecido um tratamento de pelo menos 3 meses.
Fui ao médico e passou-me baixa para um mês com autorização para sair de casa. Como se aproxima o natal gostaria de ir para o norte ter com a minha família , visto estar sozinha neste momento.

As minhas perguntas são:

1 - Se o médico me poderá passar a baixa para 2 meses de uma vez só?
2- Caso só possa passar para 1 mês, poderá o médico para onde me desloco prorrogar a baixa para o 3º mês?
3- Terei de comunicar á segurança social que me vou ausentar da residência habitual por "x" tempo e o local?

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa por depressão

05 Dez. 2012 17:19 #6500
Cara Akiort, boa tarde.

As informações nesta matéria são, lamentavelmente, pouco claras e esclarecedoras.

Em princípio, de acordo com a informação de que dispomos, poderá ser passada uma baixa por um período igual ou superior a 2 meses, sendo que o deve solicitar ao médico, explicando o porquê do pedido e vendo com ele as opções. Cabe ao médico a decisão final.

Caso o médico decida apenas passar uma baixa de um mês, veja com ele quais as opções para que o prolongamento da mesma possa ser passada por um colega do Centro de Saúde da localidade para onde se desloca.

Quanto à comunicação de ausência, uma vez que tem autorização para se ausentar da sua residência sem quaisquer limites, não é necessário fazer qualquer tipo de comunicação à Seg. Social.

Não convém, no entanto, deixar a sua caixa de correio "abandonada" por muito tempo, por causa de comunicações referentes à baixa que possa vir a receber da Seg. Social. Se tiver alguém de confiança que possa verificar o seu correio, digamos, semanalmente, e informá-la sobre possíveis cartas da Seg. Social, seria o ideal. Se não, sugerimos que não deixe passar da 1ª semana de Janeiro sem verificar a sua caixa de correio.

Sugerimos-lhe que confirme as informações que lhe damos, seja junto do seu médico de família / Centro de Saúde, seja junto da Seg. Social*.


* VIA SEGURANÇA SOCIAL - Tel. 808 266 266, dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
Tempo para criar a página: 0.253 segundos