Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa por depressão

Baixa por depressãofoi criado por Akiort

01 Dez. 2012 21:49 #6465
Boa noite,

Foi-me diagnosticada uma depressão, e por recomendação psiquiátrica foi estabelecido um tratamento de pelo menos 3 meses.
Fui ao médico e passou-me baixa para um mês com autorização para sair de casa. Como se aproxima o natal gostaria de ir para o norte ter com a minha família , visto estar sozinha neste momento.

As minhas perguntas são:

1 - Se o médico me poderá passar a baixa para 2 meses de uma vez só?
2- Caso só possa passar para 1 mês, poderá o médico para onde me desloco prorrogar a baixa para o 3º mês?
3- Terei de comunicar á segurança social que me vou ausentar da residência habitual por "x" tempo e o local?

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa por depressão

05 Dez. 2012 17:19 #6500
Cara Akiort, boa tarde.

As informações nesta matéria são, lamentavelmente, pouco claras e esclarecedoras.

Em princípio, de acordo com a informação de que dispomos, poderá ser passada uma baixa por um período igual ou superior a 2 meses, sendo que o deve solicitar ao médico, explicando o porquê do pedido e vendo com ele as opções. Cabe ao médico a decisão final.

Caso o médico decida apenas passar uma baixa de um mês, veja com ele quais as opções para que o prolongamento da mesma possa ser passada por um colega do Centro de Saúde da localidade para onde se desloca.

Quanto à comunicação de ausência, uma vez que tem autorização para se ausentar da sua residência sem quaisquer limites, não é necessário fazer qualquer tipo de comunicação à Seg. Social.

Não convém, no entanto, deixar a sua caixa de correio "abandonada" por muito tempo, por causa de comunicações referentes à baixa que possa vir a receber da Seg. Social. Se tiver alguém de confiança que possa verificar o seu correio, digamos, semanalmente, e informá-la sobre possíveis cartas da Seg. Social, seria o ideal. Se não, sugerimos que não deixe passar da 1ª semana de Janeiro sem verificar a sua caixa de correio.

Sugerimos-lhe que confirme as informações que lhe damos, seja junto do seu médico de família / Centro de Saúde, seja junto da Seg. Social*.

* VIA SEGURANÇA SOCIAL - Tel. 808 266 266, dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
Tempo para criar a página: 0.239 segundos