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Baixa por depressão
- Akiort
- Autor do tópico
- Desligado
- Obrigado recebido 0
Boa noite,
Foi-me diagnosticada uma depressão, e por recomendação psiquiátrica foi estabelecido um tratamento de pelo menos 3 meses.
Fui ao médico e passou-me baixa para um mês com autorização para sair de casa. Como se aproxima o natal gostaria de ir para o norte ter com a minha família , visto estar sozinha neste momento.
As minhas perguntas são:
1 - Se o médico me poderá passar a baixa para 2 meses de uma vez só?
2- Caso só possa passar para 1 mês, poderá o médico para onde me desloco prorrogar a baixa para o 3º mês?
3- Terei de comunicar á segurança social que me vou ausentar da residência habitual por "x" tempo e o local?
Obrigado
Foi-me diagnosticada uma depressão, e por recomendação psiquiátrica foi estabelecido um tratamento de pelo menos 3 meses.
Fui ao médico e passou-me baixa para um mês com autorização para sair de casa. Como se aproxima o natal gostaria de ir para o norte ter com a minha família , visto estar sozinha neste momento.
As minhas perguntas são:
1 - Se o médico me poderá passar a baixa para 2 meses de uma vez só?
2- Caso só possa passar para 1 mês, poderá o médico para onde me desloco prorrogar a baixa para o 3º mês?
3- Terei de comunicar á segurança social que me vou ausentar da residência habitual por "x" tempo e o local?
Obrigado
Respondido por Akiort
- Beatriz Madeira
- Desligado
- Obrigado recebido 704
Cara Akiort, boa tarde.
As informações nesta matéria são, lamentavelmente, pouco claras e esclarecedoras.
Em princípio, de acordo com a informação de que dispomos, poderá ser passada uma baixa por um período igual ou superior a 2 meses, sendo que o deve solicitar ao médico, explicando o porquê do pedido e vendo com ele as opções. Cabe ao médico a decisão final.
Caso o médico decida apenas passar uma baixa de um mês, veja com ele quais as opções para que o prolongamento da mesma possa ser passada por um colega do Centro de Saúde da localidade para onde se desloca.
Quanto à comunicação de ausência, uma vez que tem autorização para se ausentar da sua residência sem quaisquer limites, não é necessário fazer qualquer tipo de comunicação à Seg. Social.
Não convém, no entanto, deixar a sua caixa de correio "abandonada" por muito tempo, por causa de comunicações referentes à baixa que possa vir a receber da Seg. Social. Se tiver alguém de confiança que possa verificar o seu correio, digamos, semanalmente, e informá-la sobre possíveis cartas da Seg. Social, seria o ideal. Se não, sugerimos que não deixe passar da 1ª semana de Janeiro sem verificar a sua caixa de correio.
Sugerimos-lhe que confirme as informações que lhe damos, seja junto do seu médico de família / Centro de Saúde, seja junto da Seg. Social*.
* VIA SEGURANÇA SOCIAL - Tel. 808 266 266, dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
As informações nesta matéria são, lamentavelmente, pouco claras e esclarecedoras.
Em princípio, de acordo com a informação de que dispomos, poderá ser passada uma baixa por um período igual ou superior a 2 meses, sendo que o deve solicitar ao médico, explicando o porquê do pedido e vendo com ele as opções. Cabe ao médico a decisão final.
Caso o médico decida apenas passar uma baixa de um mês, veja com ele quais as opções para que o prolongamento da mesma possa ser passada por um colega do Centro de Saúde da localidade para onde se desloca.
Quanto à comunicação de ausência, uma vez que tem autorização para se ausentar da sua residência sem quaisquer limites, não é necessário fazer qualquer tipo de comunicação à Seg. Social.
Não convém, no entanto, deixar a sua caixa de correio "abandonada" por muito tempo, por causa de comunicações referentes à baixa que possa vir a receber da Seg. Social. Se tiver alguém de confiança que possa verificar o seu correio, digamos, semanalmente, e informá-la sobre possíveis cartas da Seg. Social, seria o ideal. Se não, sugerimos que não deixe passar da 1ª semana de Janeiro sem verificar a sua caixa de correio.
Sugerimos-lhe que confirme as informações que lhe damos, seja junto do seu médico de família / Centro de Saúde, seja junto da Seg. Social*.
* VIA SEGURANÇA SOCIAL - Tel. 808 266 266, dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
Respondido por Beatriz Madeira
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