Responder: Subsídio de Desemprego e doença Oncológica

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Subsídio de Desemprego e doença Oncológica

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • migleo123
  • Avatar de migleo123
09 Jul. 2014 18:31

Obrigada pelo esclarecimento... não é a resposta que eu queria ouvir, mas infelizmente é o país que temos.

Agradeço também as palavras de incentivo e acredite, ultrapassado o cheque inicial, acho que até reagi bastante bem a todo o processo. E sem dúvida que o pensamento positivo conta muito ;)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
08 Jul. 2014 19:31

Cara migleo123, boa tarde.

A informação que lhe deram não estará absolutamente correta mas tem o mesmo resultado. Poderia ter requerido o apoio social na doença (baixa médica), o que lhe daria uma prestação de valor inferior à do desemprego, mas esta não suspenderia a atribuição do subsídio de desemprego. Ou seja, o tempo de atribuição do subsídio de desemprego iria continuar a contar na mesma. Se estiver em tratamentos/recuperação até à data de término da atribuição do subsídio de desemprego, este termina na data prevista. O mesmo aconteceria se tivesse requerido apoio social na doença mas, neste caso, como referimos, o valor da prestação social diminuiria.

Na altura em que terminar o prazo de atribuição do subsídio de desemprego, caso esteja recuperada e não tenha ainda encontrado emprego, poderá requerer o subsídio social de desemprego.



Permita-me uma nota pessoal de alguém que sobreviveu a um cancro e perdoe-me se for intrusiva: concentre-se em si, sim, o mais possível! Tenha pensamentos positivos acerca de si e da doença, no sentido da sua resolução! Permita que este tempo seja de cura... quanto melhor for a cura, melhor poderá retomar o "controlo" da sua vida :-)

  • migleo123
  • Avatar de migleo123
07 Jul. 2014 18:29

Boa tarde,

Tenho 40 anos e em Novembro de 2013 foi-me diagnosticado cancro colo-rectal.

Fiz cirurgia e quimioterapia e encontro-me neste momento a fazer exames para marcar a cirurgia reconstrutiva do intestino.

A minha questão é a seguinte: quando fui diagnosticada, estava há 2 meses no desemprego. Pensei que poderia suspender o desemprego e substituir por baixa médica, mas da Segurança Social e do Centro de Emprego, disseram que apenas estava isenta de procurar emprego e das apresentações quinzenais.

Se estou doente e isenta de procurar emprego, como é possível que os meses para o fim do subsídio continuem a contar? O meu subsídio termina em Maio do próximo ano, não sei quando terei alta e quanto tempo terei para procurar emprego até que o subsídio chegue ao fim... e quando chegar, o que faço?

Sendo tão injusto, pergunto se não há de facto nada que se possa fazer, ninguém a quem recorrer, nenhuma alternativa?

Toda a vida trabalhei e contribui, sinto que neste momento devo concentrar-me em mim e no meu tratamento, mas não consigo deixar de pensar que o tempo está a passar e o Estado está a deixar-me sem alternativas.

Agradeço a atenção dispensada.

Publish modules to the "offcanvas" position.