All the text in the message will be deleted and replaced by text from category template.
Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)
Esta é uma questão fundamental e a resposta é não, não é obrigada a assinar o contrato que lhe for apresentado agora, especialmente se discordar dos termos.
O facto de já estar a trabalhar há 7 meses (Março a Outubro de 2025) sem um contrato formalizado a seu tempo gera importantes presunções legais a seu favor no Direito do Trabalho português.
Aqui está o que precisa de saber e a melhor forma de agir:
1. Presunção Legal: Já tem um Contrato
Uma relação de trabalho existe a partir do momento em que começa a prestar atividade e o empregador a remunera. O contrato escrito apenas formaliza essa relação.
Se entidade patronal me apresentar contrato agora sou obrigada a assinar ou posso recusar visto já lá estar a 7 meses a trabalhar
É crucial ter em conta a informação de que não tem transferência bancária e que é paga em mão no próprio dia, sem prova de pagamento.
Isso torna a situação mais delicada em termos de prova, mas não anula os seus direitos. A empresa tem obrigações legais, independentemente da forma de pagamento.
Vamos rever a sua situação com esta nova informação e detalhar a ação a tomar:
1. Ausência de Prova de Pagamento (Paga em Mão) e Falta de Recibos
O facto de ser paga em mão sem ter prova complica a sua capacidade de provar o valor de 261€, mas o maior incumprimento da empresa é a falta dos recibos de vencimento.Os seus direitos e as obrigações da empresa:
Sou paga em mão no próprio dia daí não ter prova de pagamento
Não tenho transferência bancária. Sou paga em mão no próprio dia
Obrigado por detalhar a sua situação. É complexa e envolve várias questões importantes do direito do trabalho português.É crucial que aja rapidamente. Vou detalhar os seus direitos e o que deve fazer, mas esta não é uma consulta legal e deve procurar aconselhamento de um profissional (advogado, solicitador ou sindicato/Autoridade para as Condições do Trabalho - ACT).
1. Ausência de Contrato de Trabalho Escrito
O seu direito: