Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Baixa em situação de Desemprego

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Baixa em situação de Desemprego

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
26 Set. 2023 15:21

Segundo o site da Segurança Social ( www.seg-social.pt/subsidio-de-desemprego ), se está a receber o subsídio de desemprego e apresenta baixa médica, o pagamento do subsídio é suspenso durante o período da baixa, e retomado após o seu termo, desde que se mantenha a situação de desemprego. No entanto, o período da baixa não conta para a duração do subsídio de desemprego, ou seja, não reduz o número de dias a que tem direito. Portanto, se deixar de apresentar a baixa e continuar desempregado/a, tem direito a receber o subsídio de desemprego até ao fim do prazo que lhe foi atribuído inicialmente. Nesse caso, deve comunicar à Segurança Social o fim da baixa e solicitar a reativação do subsídio de desemprego.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

  • Anónimo
  • Avatar de
26 Set. 2023 10:17

Bom dia,
encontro me no fundo desemprego mas sempre apresentei baixa sem rendimentos para justificar a não procura de trabalho.
O fundo desemprego acaba dia 13-10-2023
Queria saber se agora deixando de apresentar a baixa se tenho direito ao fundo desemprego 
​​

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
07 Jul. 2023 11:00

O subsídio de desemprego não é pago quando se está de baixa médica, pois não é acumulável com o subsídio de doença. Portanto, o valor da baixa médica é calculado sobre a remuneração de referência do último emprego, e não sobre o valor do subsídio de desemprego.

A remuneração de referência é a média das remunerações declaradas à Segurança Social nos primeiros 6 meses dos últimos 8 meses a contar do mês anterior ao da data do início da incapacidade temporária ( www.seg-social.pt/incapacidade-temporaria ).

O valor da baixa médica depende também da duração da incapacidade temporária e da taxa diária aplicável. A taxa diária varia entre 55% e 75% da remuneração de referência, conforme a tabela abaixo:

| Duração da incapacidade temporária | Taxa diária |

| Até 30 dias                                           | 55% |
| De 31 a 90 dias                                    | 60% |
| De 91 a 365 dias                                  | 70% |
| Mais de 365 dias                                  | 75% |
 

  • JOSE SAMPAIO
  • Avatar de
07 Jul. 2023 10:32

Bom dia, 

Os 65% pagos em situação de baixa médica é sobre o valor que se recebe do f desemprego ou sobre o valor de referencia do ultimo emprego.

Obrigado,
Jose Sampaio

  • Danidm
  • Avatar de Danidm
18 Out. 2022 13:28

Olá boa tarde eu estou desempregado e pós baixa médica pela minha mãe!! A médica deu me 30 dias!! Mas no site da segurança social não me aparece as prestações do desemprego como estavam lá!! Poderiam me dar uma ajuda por favor obrigado 

  • Danidm
  • Avatar de Danidm
18 Out. 2022 12:45

Olá boa tarde eu estou desempregado e pós baixa médica pela minha mãe!! A médica deu me 30 dias!! Mas no site da segurança social não me aparece as prestações do desemprego como estavam lá!! Poderiam me dar uma ajuda por favor obrigado 

Tempo para criar a página: 0.255 segundos