Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Alta da junta médica mas com baixa depois

Alta da junta médica mas com baixa depoisfoi criado por Sonianetoo

15 maio 2019 22:25 #21106
Boa noite!
Precisava da vossa ajuda com urgência :
O meu marido teve de baixa de doença profissional pelo tempo todo e ainda não recebeu a incapacidade ( já vão 6 meses desde a junta médica). Porém após o terminus, o médico de família passou baixa de doença natural por 30 dias. Foi chamado a junta médica hoje e tem baixa passada até dia 24/05.
Gostaria de sabe, tendo em conta que esta junta deu alta por não ser doença natural mas sim profissional, se as faltas ao trabalho continuam a estar justificadas apesar de não receber mais o subsídio?
A entidade patronal que em quase 3 anos fez um único contacto até ele, encaminha hoje um mail para se apresentar amanhã no turno da noite.
O meu marido não consegue efetuar o trabalho pretendido e preciso de saber se pelo menos tem as faltas justificadas até dia 24/05 mesmo não recebendo.
Obrigada

Respondido por Rafael Figueiras no tópico Alta da junta médica mas com baixa depois

23 Nov. 2019 20:43 #21662
Boa noite,
comigo está a acontecer uma situação parecida. Fui a uma junta médica que me declarou apto e me tirou o subsídio por incapacidade, contudo a baixa da médica de família ainda não chegou ao fim.

O que me têm informado na segurança social (telefone) é que se pode usufruir do tempo restante de baixa mesmo com alta da junta médica. Estes dias não serão contudo remunerados.

Existe algum documento que suporte profissional sta informação?

Alguém na mesma situação?

Muito obrigado desde já.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alta da junta médica mas com baixa depois

11 Dez. 2019 17:42 #21711
Não temos conhecimento de algum documento que suporte essa informação, no entanto, havendo uma alta pela "junta médica" (organismo da Seg. Social para verificação de incapacidade temporária para o trabalho, as "baixas"), o trabalhador que opte ficar em casa para usufruir do restante tempo da baixa do/a médico/a de família, não receberá o valor correspondente porque a Seg. Social já lhe deu alta.

Respondido por ANDREIA20 no tópico Alta da junta médica mas com baixa depois

24 Jul. 2020 11:48 #22241
com alta da junta medica a baixa continua activa? Ou tenho de pedir nova baixa, que justifica as faltas e é sem remuneração?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alta da junta médica mas com baixa depois

14 Ago. 2020 10:44 #22273
A alta da junta médica anula a baixa médica. Deverá pedir nova baixa ao médico de família, mas esta tem uma forte probabilidade de não vir a ser remunerada, já que a Seg. Social lhe deu alta (na junta médica).

Respondido por Andreiamarques no tópico Alta da junta médica mas com baixa depois

15 Ago. 2022 15:14 #22839
Boa tarde, eu fui a uma junta médica e foi me cortado o subsídio de baixa. Voltei ao trabalho mas infelizmente a minha condição física não me permite sequer conduzir, quanto mais trabalhar. Voltei a por baixa mas foi me dito que não seria remunerada. Apartir de quando, após o corte do subsídio por parte da junta médica, é que volto a receber esse mesmo subsídio ? Serão 6 meses? E se não estiver apta, que não estou, para trabalhar nos próximos 6 meses ? Vou ficar em casa a viver do ar? 
Tempo para criar a página: 0.319 segundos