Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Duvidas

Duvidasfoi criado por rafaela80

10 Set. 2013 13:10 #9240
Boa tarde, é o seguinte: eu estou este mês à experiencia trabalho num café e tenho mais duas colegas, o horario de funcionamento do estabelecimento é das 7 da manha ate as 20h e nós fazemos esse horario.
3 dias entro as 6h e saio as 20h mas nunca as 20 certas é sempre 10 min depois,
tenho duas folgas semanais, num dia entro as 11h e saio as 20h e noutro entro as 7h e saio as 20h, estou a fazer mais de 40h semanais, de inicio aceitei como preciso de trabalho mas queria saber se antes de assinar contrato ou se este estiver estipulado para fazer as 40 horas semanais posso exigir redução de horario, pois neste momento mesmo com duas folgas estou a fazer 64 horas semanais.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Duvidas

24 Set. 2013 17:01 - 29 Fev. 2024 19:47 #9320
Cara rafaela80, boa tarde.

Não é suposto estar "à experiência" e depois, então, assinar o contrato. O período de experiência deve estar incluído no tempo de vigência do contrato, ou seja, o trabalhador assina um contrato de trabalho que compreende um determinado período experimental. Veja qual será o prazo aplicável no artigo 112 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).

Se o seu contrato definir um horário de 40 horas semanais (que é o regulamentar para a generalidade dos casos) deve cumprir as 40 horas semanais. Tudo o que fizer para além disto deverá ser considerado trabalho suplementar (horas extraordinárias) que é atualmente pago da seguinte forma:

1. Primeira hora extra em dia útil (de trabalho "normal"), acrescenta 25% ao valor diário do salário base.
2. Horas seguintes em dia útil (de trabalho "normal"), acrescenta 37,5% ao valor diário do salário base.
3. Horas extra em dia de descanso semanal ou em feriado, acrescenta 50% ao valor diário do salário base.
Ultima edição : 29 Fev. 2024 19:47 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.286 segundos