Apoio ao Idoso

Acumulação da pensão com outros rendimentos

Votos de utilizador:  / 5

As pensões do regime geral da Segurança Social permitem, nalguns casos, a acumulação com rendimentos de trabalho, por exemplo, enquanto noutros se impõem restrições. 

TRIM TRIM SOLIDÃO - Um serviço para aproximar os que estão mais isolados

Votos de utilizador:  / 10

TRIM TRIM SOLIDÃO, um serviço inovador para a 3ª idade que a Creative Events lança em Portugal, para aproximar os que estão mais isolados.

Lei de Bases dos Cuidados Paliativos - Enquadramento

Votos de utilizador:  / 3

A Lei 52/2012 de 5 Setembro - Lei de Bases dos Cuidados Paliativos consagra o direito e regula o acesso dos cidadãos aos cuidados paliativos, define a responsabilidade do Estado em matéria de cuidados paliativos e cria a Rede Nacional de Cuidados Paliativos (RNCP), a funcionar sob tutela do Ministério da Saúde. A presente lei entra em vigor com o Orçamento do Estado subsequente à sua publicação.

O que são cuidados paliativos
Lei de Bases dos Cuidados Paliativos
8 de Outubro - Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Lares comparticipados pela Segurança Social

Votos de utilizador:  / 171

Nos lares com comparticipação da Segurança Social o beneficiário paga uma percentagem da sua reforma. O valor desta percentagem, bem como a explicação do modo de pagamento, tem que estar fixada no Regulamento Interno e/ou Estatutos da Instituição. Isto para que o funcionamento seja claro para o beneficiário e/ou familiares, caso a Segurança Social não comparticipe o lar ou a vaga em questão. Há lares que têm apenas um determinado número de camas com comparticipação, outras semi-particulares ou mesmo totalmente particulares, a nível do pagamento.

Como calcular o pagamento do Lar de Terceira Idade?
Existem vários tipos de respostas sociais para pessoas idosas
Existem documentos que têm de estar afixados nos lares
A mensalidade de um lar não inclui tudo o que é necessário para o idoso

Como evitar as quedas de pessoas idosas

Votos de utilizador:  / 2

As nossas casas têm muitas “armadilhas” e as quedas em casa são uma das principais causas de dependência das pessoas idosas, chegando mesmo a ser uma causa de morte. Estatisticamente, a partir dos 80 anos 50% das pessoas sofrem quedas em casa que podem dar origem a “danos” na pessoa idosa e na sua família.

Novos Preços para a RNCCI fixados em DR

Votos de utilizador:  / 2

Foi publicada em Diário da República (DR), a pdfPortaria n.º 326/2010, de 16 de Junho, que define os preços dos cuidados de saúde e de apoio social prestados nas unidades de internamento e ambulatório da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a praticar no ano de 2010.

Reformas - Como compensar a redução das pensões

Votos de utilizador:  / 2

Reformas vão sofrer um corte de 1,65% em 2010, uma redução menor do que a de 2,5% inicialmente prevista.  Isto deve-se ao abrandamento da esperança média de vida de 18/19 anos aos 65 anos de idade. Com uma carreira contributiva de 40 ou mais anos, a taxa de bonificação mensal é de 1%; de 35 a 39 anos é de 0,65%; de 25 a 34 anos é de 0,50%; e de 15 a 24 anos é de 0,33%.

Complemento Solidário para Idosos actualizado a partir de 1 de Janeiro

Votos de utilizador:  / 5

Foi publicada, dia 31 de Dezembro de 2009, em Diário da República, a Portaria n.º 1457/2009, que actualiza o valor de referência e o montante do Complemento Solidário para Idosos e revoga a Portaria n.º 1547/2008. Esta medida entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2010.

Complemento Solidário para Idosos

Votos de utilizador:  / 5

Encontra uma explicação simples e completa do funcionamento do Complemento Solidário para Idosos em http://www2.seg-social.pt/left.asp?02.17.07.

Como calcular o pagamento do Lar de Terceira Idade?

Votos de utilizador:  / 165

As comparticipações da segurança social são, normalmente, revistas todos os anos. No entanto há que averiguar a forma como são feitas estas revisões. Para isso deve ter-se em consideração o total de rendimento mensal do utente, que advém quer de pensões de reforma, invalidez, social ou outras, quer de bens próprios ou outros rendimentos que se apresentem com carácter de regularidade.

Existem vários tipos de respostas sociais para pessoas idosas
Existem documentos que têm de estar afixados nos lares
A mensalidade de um lar não inclui tudo o que é necessário para o idoso
Lares comparticipados pela Segurança Social