Ambiente na Imprensa

Capitalismo VS Clima

Votos de utilizador:  / 1

logo esquerda.netEste texto resulta da compilação das minhas notas de leitura do livro de Naomi Klein, This Changes Everything – Capitalism vs Cimate (2014). Esta obra assume especial importância para ativistas e cidadãos que ambicionam a preservação de recursos naturais. Por Ricardo Vicente.

We just broke the record for hottest year, nine straight times

Votos de utilizador:  / 1

logo the guardianEarth’s record hottest 12 consecutive months were set in each month ending in September 2015 through May 2016

Cientistas alertam para ameaça a espécies na Amazónia devido a petróleo

Votos de utilizador:  / 2

logo noticias ao minutoA ampliação e a extração de petróleo na Amazónia equatoriana podem ameaçar mais de 25 ecossistemas e 745 espécies únicas, segundo um estudo da 'Ecology and Evolution', que alerta para a grande vulnerabilidade da floresta.

Enfin une bonne nouvelle ! Le trou dans la couche d'ozone se résorbe

Votos de utilizador:  / 1

logo sciences et avenirUne nouvelle étude montre que la surface du trou s'est réduite de 4 millions de km2. les scientifiques attendent une "guérison" complète de la couche d'ozone avant 2050.

PALP denuncia entraves à consulta de processos de prospeção de petróleo

Votos de utilizador:  / 1

logo esquerda.netA Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) acusou hoje a Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis (ENMC) de “criar entraves” às tentativas que fez para consultar processos relacionados com os contratos de prospeção de hidrocarbonetos na região.

Táxis anteriores a 1996 proibidos de circular na Baixa de Lisboa

Votos de utilizador:  / 1

log negocios"Queremos contribuir um pouco para a melhoria do ambiente na cidade de Lisboa", afirmou o presidente da Federação Portuguesa do Táxi, que garantiu que os seus associados respeitarão a nova limitação.

2015 sees unprecedented killings of environmental activists

Votos de utilizador:  / 2

logo global witnessMore than three people were killed a week in 2015 defending their land, forests and rivers against destructive industries, according to Global Witness. The organisation’s new report, On Dangerous Ground, documents 185 known deaths worldwide last year – by far the highest annual death toll on record and a 59% increase from 2014. Severe limits on information mean the true numbers are undoubtedly higher.

Investigadores desenvolvem projeto alternativo aos combustíveis fósseis

Votos de utilizador:  / 4

logo esquerda.netA Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a desenvolver um combustível sólido a partir do aproveitamento de desperdícios das podas de vinho e de olival, além do bagaço de uva e de dejetos animais.

La Norvège vise la "neutralité carbone" dès 2030

Votos de utilizador:  / 1

logo sciences et avenirLa Norvège, gros producteur d'hydrocarbures, va viser la " neutralité carbone " dès 2030, 20 ans plus tôt que prévu, a décidé le Parlement norvégien.

Maio foi o mês mais quente da História moderna

Votos de utilizador:  / 3

logo esquerda.netO mês de maio de 2016 foi não só mais quente da história moderna, como também o 13º mês seguido a ultrapassar anteriores recordes de temperatura assinala a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). "A temperatura média global em maio 2016 foi a mais alta de qualquer mês de maio no conjunto de dados globais de temperatura que remonta ao ano de 1880", refere aquela organização em comunicado divulgado pela TSF. O El Niño, que tende a aquecer águas equatoriais do Pacífico, pode ter contribuído para o recorde deste ano, dizem os climatologistas que sublinham contudo, que o fenómeno não explica tudo: "o super-El Niño tem apenas parte da culpa. O anormal é o novo normal".