Sexualidade

Estudo para Mestrado - O Papel da Qualidade da Relação e da Resposta do Parceiro na Dor Sexual Feminina

Votos de utilizador:  / 4

Estudo sobre 'O Papel da Qualidade da Relação e da Resposta do Parceiro na Dor Sexual Feminina' para o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Mulheres vítimas de violência - Everyday and Everywhere.

Votos de utilizador:  / 2

A Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) apresentou os resultados do maior estudo feito até agora sobre a violência contra as mulheres, revelando a extensão dos abusos sofridos em casa, no trabalho, em público e virtualmente. O relatório expõe a violência contra as mulheres adultas e a violência física e sexual sofrida pelas mulheres na infância. 

Fazer um aborto em Portugal

Votos de utilizador:  / 30

Em Portugal, o aborto voluntário é permitido por vontade expressa da mulher, e independentemente dos motivos, até à décima semana de gravidez.

Métodos contracetivos - DIAFRAGMA

Votos de utilizador:  / 5

O diafragma é um pequeno anel flexível coberto por uma película de borracha ou silicone que é colocado dentro da vagina de forma a cobrir o colo do útero, impedindo a passagem dos espermatozoides.

Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Votos de utilizador:  / 2

As infeções sexualmente transmissíveis, ou IST, são doenças contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão é através das relações sexuais.

Eliminar a mutilação genital feminina na Europa

Votos de utilizador:  / 3

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública aberta até 30 Maio para recolher opiniões sobre o combate à mutilação genital feminina (MGF) e vai disponibilizar 15,1 milhões de euros para promover a igualdade de género. Segundo dados da Amnistia Internacional, na Europa, onde se estima que vivam 500 mil mulheres mutiladas, 180 mil meninas estão em risco anualmente de serem sujeitas à MGF.

Pílula contracetiva tem fraco risco tromboembólico

Votos de utilizador:  / 4

Os contracetivos hormonais (CH) são dos medicamentos mais estudados e monitorizados a nível mundial, devido ao seu extenso uso. Estima-se que mais de 3 milhões de mulheres entre os 15 e 49 anos utilizem por ano a pílula em todo o mundo.

Como calcular os dias do período fértil
Interacção da pílula com medicamentos e outras substâncias

Glossário da Sexualidade

Votos de utilizador:  / 4

Este glossário de termos relativos à sexualidade oferece um referencial prático e simples para clarificar dúvidas.

Educação Sexual - Concurso para Jovens

Votos de utilizador:  / 2

O Concurso para Jovens SAFE – A Educação Sexual é Importante? E Porquê? é uma iniciativa da Associação para o Planeamento da Família em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Programa Escolhas/ACIDI.

Rastreio VIH/SIDA no Hospital Amadora-Sintra

Votos de utilizador:  / 3

Entre Maio e Outubro deste ano (2012) estará a funcionar um Gabinete de Rastreio VIH no Hospital Amadora-Sintra, aos sábados, entre as 10h00 e as 18h00. Este gabinete resulta de uma parceria entre o Hospital, os Centros de Saúde e a AJPAS e tem como objetivo a deteção precoce da infeção pelo VIH. O teste é confidencial e gratuito.

Método da Temperatura Basal

Votos de utilizador:  / 17

O Método da Temperatura Basal pode ser aplicado tanto como contracetivo como para facilitar uma fecundação/gravidez.

Interacção da pílula com medicamentos e outras substâncias

Votos de utilizador:  / 70

Determinados medicamentos cortam o efeito da pílula

A mulher deve proteger-se com um método contraceptivo adicional de barreira - preservativo - durante o período em que está a tomar algum medicamento que diminua ou suprima o efeito da pílula e quando terminar a toma do mesmo, deve prolongar a utilização do preservativo durante mais 7 dias de toma consecutiva da pílula. Isto porque a eficácia contraceptiva da pílula só está garantida após 7 dias consecutivos de toma, uma vez que este é o tempo necessário para estabilizar os níveis hormonais no sangue que fazem com que os ovários permaneçam em descanso e, deste modo, não ocorra uma ovulação.

Tomo a pílula contraceptiva mas vou ter que tomar outros medicamentos, o que faço?

Votos de utilizador:  / 18

Seja qual for o contraceptivo oral que utilizes deves sempre confirmar/informar o teu médico assistente no sentido de saberes se outro(s) medicamento(s) que vais tomar têm algum dos princípios activos que interfere(m) no efeito contraceptivo da pílula que estás a utilizar.

As relações sexuais são momentos de intimidade

Votos de utilizador:  / 5

As relações sexuais são momentos de intimidade e por isso mesmo é importante que o casal aprenda a conhecer-se e a compreender-se.

O que é a Sexualidade na Idade adulta e na 3ª idade?

Votos de utilizador:  / 12

Para responder a esta questão vamos partir de uma definição de sexualidade e como podes ver esta abrange várias fases da vida de uma pessoa (desde o nascimento até à morte).

Janeiro de 2009 - Cancro do Colo do Útero: Aprovada Aquisição de 400.000 Vacinas

Votos de utilizador:  / 1

O Conselho de Ministros aprovou, em Janeiro de 2009, a aquisição de 400.000 vacinas destinadas a prevenir o cancro do colo do útero. A medida insere-se no Programa Nacional de Vacinação e pretende combater a infecção por vírus do Papiloma Humano, responsável por 300 mortes anuais de portuguesas.