Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Imposição de 8folgas semanais, a trabalhar 8 horas diarias

Imposição de 8folgas semanais, a trabalhar 8 horas diariasfoi criado por joaolisboa

12 Ago. 2016 16:33 #15617
Boa Tarde,
Trabalho no setor do retalho, e recentemente foi destacado um novo coordenador de lojas que me esta a impor trabalhar 8horas diarias, e folgar 8dias em todos os meses do ano.
Existe um horario oficial exposto em loja, onde tenho 5dias 2folgas, por semana, mas regularmente alteramos as folgas com o consentimento dos colaboradores e chefia... A questão é que o tal novo coordenador está a imporque apenas tenhamos 8dias de folga por mês, o que faz com que tenha menos 10dias de folga, por ano, relativamente ao horario oficial... Segundo as minhas contas, visto que exiatem meses com 8,9,10 folgas, estou a ser lesado em 10dias de folga por ano, ou se transformarmos isto em horas, dá cerca de 42horas/semana.
Estou correto na minha analise? E que medidas posso tomar perante esta situação?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Imposição de 8folgas semanais, a trabalhar 8 horas diarias

25 Ago. 2016 14:58 #15680
À partida, o empregador não pode alterar as condições contratuais negociadas individualmente com o trabalhador, e assentes em contrato assinado por ambas as partes, sem que haja acordo entre as partes. Veja o artigo em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...oes-contratuais.html

Qualquer tipo de "imposição", "chantagem", "ameaça" ou "coação" pode (e deve) ser denunciada à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ).
Tempo para criar a página: 0.293 segundos