Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Férias e Baixa em Contratos temporários

Férias e Baixa em Contratos temporáriosfoi criado por Cristina Cabrinha

03 Ago. 2016 21:01 #15606
Boa noite,

Eu tive um contrato temporário a termo incerto (mas que não podia ser extensivel a 1 ano) que se iniciou a Agosto.2015 e terminou agora em Julho.2016.
Não gozei férias porque não me foi permitido ("quem contrata um temporário é porque precisa de gente a trabalhar e não gente de férias" - foi a resposta que me deram).
Entretanto tive um problema oncolongico que me fez estar de baixa de 01.Mar a 14.Jun.
No terminar agora do contrato, quantos dias de férias têm que me pagar? Ou seja, o tempo de baixa afecta os dias de férias?
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias e Baixa em Contratos temporários

25 Ago. 2016 14:46 #15677
A baixa superior a 30 dias faz com que prevaleça a regra dos 2 dias de férias por cada mês completo trabalhado e proporcional em caso de mês incompleto. Assim, o empregador deverá pagar-lhe os dias de férias não gozados relativos aos meses trabalhados. Sobre contabilização de dias de férias, ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

Fica uma informação... relativamente ao que nos diz "Não gozei férias porque não me foi permitido ("quem contrata um temporário é porque precisa de gente a trabalhar e não gente de férias" - foi a resposta que me deram).", isto poderá ser considerado uma obstrução ao gozo de férias, sendo que lhe sugerimos a leitura do artigo 246 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual, em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html
Tempo para criar a página: 0.312 segundos