Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Rescisão por iniciativa do trabalhador

K Autor do tópico
Kruder Desligado
Membro Sénior
    Kruder

Rescisão por iniciativa do trabalhador

18 Mar. 2014 15:43
    Boa tarde,

Eu gostaria de esclarecer as seguintes dúvidas:

Necessito de apresentar a demissão e encontro-me na empresa desde outubro de 2010. Quais seriam os direitos e deveres que eu e a empresa têm que ver cumpridos?

Ainda tenho 21 dias de férias para gozar e posso pôr estes dias para o último mês que tenho que dar à empresa?

Cumprimentos e obrigado desde já.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

B
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

Re: Rescisão por iniciativa do trabalhador

18 Mar. 2014 15:55 - 07 maio 2023 20:25
    Caro Kruder, boa tarde.

Em matéria de denúncia de contrato pelo trabalhador com aviso prévio, sugerimos a leitura da informação que encontra nos seguintes artigos:

Sobre direitos/deveres do trabalhador
    - sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

Sobre prazos de aviso prévio
    - sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...igo-do-trabalho.html

Modelo de carta de denúncia de contrato

NOTA. a rescisão contratual por iniciativa do trabalhador deve ser feita por escrito e enviada por correio registado e com aviso de receção.

Relativamente às férias, terá de chegar a acordo com o empregador quanto ao gozo das mesmas. Se não as gozar, tem de receber o valor correspondente a férias não gozadas e respetivo/proporcional subsídio.

Em matéria de contabilização de dias de férias, poderá consultar o artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html
    Ultima edição : 07 maio 2023 20:25 por Pedro Ferreira.

K Autor do tópico
    Kruder Desligado
    Membro Sénior
    Kruder

18 Mar. 2014 17:04
    Então a nível legal terei que dar os 60 dias e tenho direito ao que menciona no artigo, sendo que qualquer alteração terá que ser feita com negociação com o empregador?

Cumprimentos

B
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

19 Mar. 2014 12:28
    Caro Kruder, bom dia.

Assim é, efetivamente. Deve fazer a comunicação de rescisão contratual contabilizando 60 dias de aviso prévio (por carta registada e com aviso de receção para ficar com uma prova de que foi recebida) e aguardar que o empregador lhe comunique como e quando vai gozar as suas férias a que ainda tem direito. Caso goze as férias até ao final do contrato, o empregador paga-lhe apenas o respetivo/proporcional subsídio. Caso não goze as férias, então deverá receber os dias não gozados e mais o respetivo/proporcional subsídio. Pode, também, acontecer que o empregador não queira que permaneça na empresa até ao final do contrato mas paga-lhe os salários na mesma.

K Autor do tópico
    Kruder Desligado
    Membro Sénior
    Kruder

19 Mar. 2014 17:44
    Beatriz obrigado pelas respostas céleres.

Por último gostaria de saber quantos dias de férias tenho direito dado que ainda não tive férias este ano de 2014 e os do ano passado já foram gozados?

Cumprimentos e mais uma vez obrigado

B
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

20 Mar. 2014 13:57 - 07 maio 2023 20:25
    Caro Kruder, boa tarde.

Vamos ajudá-lo a contabilizar as suas férias assumindo a data de 1 Outubro 2010 como sendo a da contratação e utilizando como referência o artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

Férias 2010 - No ano da contratação o trabalhador tem direito a 2 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio por cada mês completo de trabalho, até um máximo de 20 dias de férias anuais = 3 meses x 2 dias/mês = 6 dias férias

Férias 2011 - No ano subsequente ao da contratação o trabalhador tem direito a 22 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio que goza a partir do dia/mês equivalente ao da contratação e até 30 Abril do ano seguinte.

Férias 2012 - O trabalhador tem direito a 22 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio + até 3 dias de majoração por assiduidade (se não faltou no ano anterior ou faltou até 3 dias ou 6 meios dias) que goza até 30 Abril do ano seguinte.

Férias 2013 - O trabalhador tem direito a 22 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio (sem majoração por assiduidade) que goza até 30 Abril do ano seguinte.

Férias 2014 - No ano da rescisão do contrato, o trabalhador tem direito a 2 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio por cada mês completo de trabalho, e proporcional em caso de mês incompleto, até um máximo de 20 dias de férias anuais.
    Ultima edição : 07 maio 2023 20:25 por Pedro Ferreira.

K Autor do tópico
    Kruder Desligado
    Membro Sénior
    Kruder

20 Mar. 2014 14:50
    Boa tarde Beatriz,

Em resumo e presumido data de cessação no final de Maio de 2014 (Aviso prévio de 60 dias):

- Caso tenha gozado todas as férias anteriores terei direito a 10 dias de férias e respetivo subsidio?

- Qual a indemnização que receberei estando a contrato a termo incerto e com valor bruto de 1100€?

Penso que seja a última pergunta. Mais uma vez obrigado! :)

Cumprimentos

B
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

20 Mar. 2014 15:08
    Caro Kruder, boa tarde.

Admitindo a cessação de contrato a 31 Maio 2014, tem direito aos 2 dias de férias por cada mês completo de trabalho, pelo que a resposta é afirmativa, terá direito a 10 dias de férias relativos a trabalho efetuado em 2014 e respetivo/proporcional subsidio.

Relativamente à compensação no despedimento - indemnização - terá de consultar o novo regime de compensações no despedimento (em vigor a partir 1 Outubro 2013) cuja explicação encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-1-outubro-2013.html

Estamos ao dispor :-)

K Autor do tópico
    Kruder Desligado
    Membro Sénior
    Kruder

20 Mar. 2014 15:14
    Mas nesse artigo apenas indica as condições para iniciativa ou declaração do empregador. E por iniciativa do trabalhador?

B
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

20 Mar. 2014 15:47
    Pedimos desculpa pela falha... em caso de denúncia de contrato por iniciativa do trabalhador não há lugar a indemnização, uma vez que esta é uma "compensação no despedimento".

Quando há cumprimento do prazo de aviso prévio legal pelo trabalhador, há lugar ao pagamento dos valores que estão referidos em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

T
    TaniaMarques Desligado
    Membro Iniciado
    TaniaMarques

22 Mar. 2014 15:38
    Boa tarde,

Estou a trabalhar numa empresa desde 14/11/2011 e estou a ponderar a opção de despedir-me, pois arranjei outro emprego. O meu contrato era a part-time 30h/ semanais com 1 folga semanal.

Sei que tenho que avisar a empresa com 30 dias de antecedência, no entanto, tenho 25 dias de férias não gozadas e 22 dias de folgas devidas.

As minhas duvidas são as seguintes:
    - Como devo comunicar à empresa sem perder estes dias? Poderei sair imediatamente devido a ter tantos dias?

- Com relação às folgas devidas como são gozadas? Eu pensava que manteria a minha folga semanal, mas na empresa disseram-me que estas folgas são gozadas em dias corridos pois eu só tenho direito a 1 folga por 30h de trabalho, ou seja, a minha folga semanal conta como um dia de folga devida, o que acho incorreto...

Podem esclarecer-me estas duvidas?
    Obrigada

B
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

24 Mar. 2014 14:54
    Cara Tânia Marques, boa tarde.

O cumprimento do prazo de aviso prévio é devido por força legal, independentemente da quantidade de dias de férias ou folgas que o trabalhador ainda tem por gozar.

O trabalhador não perde direito aos dias de férias por gozar, nem às folgas não compensadas, por comunicar a rescisão contratual.

O trabalhador não pode "sair imediatamente". Depois de receber a comunicação de rescisão contratual, o empregador decide quantos dias de férias e/ou folgas o trabalhador vai usufruir até à data de término efetivo do contrato.

Quanto à compensação das folgas, e para obter o devido esclarecimento, sugerimos-lhe que contacte a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho pelo telefone 707 228 448 (dias úteis 9h30-12h30 e 14h00-17h30).

Quanto a informação adicional:

Sobre prazos de aviso prévio em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...igo-do-trabalho.html

Sobre denúncia de contrato pelo trabalhador em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/562-den...om-aviso-previo.html

Sobre modelo de carta de denúncia de contrato pelo trabalhador em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

Publish modules to the "offcanvas" position.