Dicas para uma eco-condução

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A eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir o consumo de combustível, a emissão de gases poluentes com efeito de estufa para a atmosfera (que contribuem para o aquecimento global) e os acidentes (porque tornam as deslocações mais confortáveis).

A par da indústria automóvel, que tem vindo a desenvolver veículos com consumos de combustível e emissões de gases poluentes cada vez mais baixos, os condutores podem contribuir para a redução da emissão de gases com efeitos de estufa, ao mesmo tempo que promovem uma maior segurança rodoviária. 

Pequenas mudanças nos hábitos de condução podem introduzir diversos benefícios. A condução ecológica tem por base a adoção de hábitos de condução mais eficientes, ecológicos e seguros, tira maior partido das capacidades dos veículos, otimiza os consumos, reduz a poluição e o ruído, e está a contribuir para a diminuição do número de acidentes rodoviários.

Adopte a eco-condução adotando as seguintes sugestões práticas:

  • Na compra do carro tenha em consideração os consumos e as emissões de gases, o tipo de combustível, a potência, a aerodinâmica e as indicações sobre a eficiência e manutenção do veículo.

  • Nos veículos novos os consumos podem variar entre 4 e 15 litros/100 km e as emissões de CO2 entre 100 e 280 g/km.

  • Considere um veículo "Zero Emissões" e opte por combustíveis mais eficientes e melhorados que permitem um menor desgaste do motor, um melhor rendimento, menores emissões e melhores prestações do motor.

  • Monitorize o consumo médio e instantâneo para poder ajustar a condução para um consumo mais reduzido.

  • Ligue o motor do carro apenas imediatamente antes do início da viagem e desligue o carro sempre que fique imobilizado mais do que um minuto (exceção: filas de trânsito "pára-arranca").

  • Não carregue o acelerador e inicie a marcha assim que possível: aquecer o motor ao ralenti apenas contribui para desperdiçar combustível e poluir o ambiente.

  • Conduza a uma velocidade constante e com suavidade, evitando acelerações/desacelerações/travagens bruscas. É mais confortável para os ocupantes e evita o desgaste mecânico precoce do veículo (pode poupar 15% de combustível conduzindo a 80 Km/h em vez de 100 Km/h).

  • Sempre que possível trave com a caixa de velocidades antes de usar o travão. Se a velocidade e o espaço o permitem, deixe o veículo abrandar, levantando apenas o pé do acelerador e deixando rodar o veiculo com a mudança engrenada (consumo igual a zero).

  • Travar o mais cedo possível e de forma suave, acelerar de forma gradual. Travar suavemente poupa o sistema de travagem e suspensão. Reduzir o número de travagens e acelerações reduz o consumo médio e aumenta a segurança rodoviária (manter a "distância de segurança").

  • Opte por mudanças o mais altas possível. As mudanças mais altas correspondem a rotações mais baixas e a um menor consumo de combustível, o que pode chegar a uma poupança de 10%.

  • O cumprimento dos limites de velocidade resulta numa economia de combustível e contribui para a segurança rodoviária. Os limites do código da estrada correspondem a consumos aceitáveis: além de ser mais seguro, a redução da velocidade em 10% vai permitir poupar 15% no consumo de combustível. Conduzir acima de 140km/h aumenta de forma significativa o consumo.

  • Nas descidas de acentuada inclinação mantenha o veículo engrenado numa mudança compatível (travar com o motor), obtendo assim maior segurança e consumo nulo. A par da segurança, ao retirar o pé acelerador, mantendo sempre o carro engatado, aproveita a energia do veículo e não há consumo de combustível.

  • Escolha o melhor percurso nas deslocações de forma a tentar antecipar o fluxo de trânsito, uma viagem bem planeada é um bom recurso para poupar combustível (potencial de poupança de 5%).

  • Adapte a velocidade do veículo ao tráfego e evite mudar frequentemente de via de trânsito.

  • Evite conduzir nas horas de ponta pois será menos fácil aplicar as técnicas de poupança de combustível.

  • Evite transportar bagagens no tejadilho da viatura: alterar as características aerodinâmicas do veículo implica um consumo acrescido de combustível de cerca de 5%. Quando for imprescindível utilizar acessórios e/ou carga no tejadilho, circule com velocidade moderada.

  • Retire toda a carga desnecessária do porta-bagagens e do interior do veículo. Por cada 50 kg de peso adicional, o consumo de combustível pode aumentar entre 1% e 3% que, em percursos urbanos, é de todo relevante devido às constantes acelerações em situações de pára-arranca.

  • Utilize o ar condicionado apenas quando necessário pois o sistema de ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora. No início de uma viagem pode representar um aumento de consumo de cerca de 10%. Em percursos urbanos a refrigeração do habitáculo pode demorar mais tempo do que a própria viagem e, em situações de maior tráfego, um consumo até 20% do combustível gasto.

  • Verifique mensalmente a pressão dos pneus: uma pressão errada leva a um maior consumo de combustível (até 5%), à perda de segurança e a um maior desgaste dos pneus e consequente substituição antecipada. Deve verificar a pressão antes de um percurso longo, sempre antes de ter rodado mais do que 3 km.

  • Mantenha o veículo afinado, verifique o nível de óleo com regularidade e faça as manutenções previstas pelo fabricante. Um carro afinado pode gastar menos 3% de combustível.

  • Evite usar o automóvel em deslocações curtas: poupa combustível e contribui para o seu bem-estar físico.

  • Utilize os transportes públicos: economiza tempo, dinheiro e diminui o stress, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria do ambiente das nossas cidades.

  • Considere a partilha de automóvel em deslocações para o trabalho ou de lazer.

Fontes:
http://www.ecoconducao.com/
http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues/condutores/ecoconducao/paginas/ecoconducao.aspx
http://www.cleanvehicle.eu/fileadmin/downloads/Portugal/Portugal/Manual_EcoConducao.pdf

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