Boletim

VIA Segurança Social: Novo Serviço de Atendimento aos Cidadãos e Empresas

Votos de utilizador:  / 84
FracoBom 

VIA Segurança Social é o novo serviço de atendimento que diminui a distância entre o cidadão e a Segurança Social, simplifica a informação dada sobre os serviços e esclarece as suas dúvidas com resposta directa.

SEGURANÇA SOCIAL DIRECTA - Serviços disponíveis online
Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL reduz horário de atendimento - 9h00 às 17h00

Via Segurança Social

Actualização: Serviço VIA Segurança Social alarga horário de atendimento

O serviço VIA Segurança Social funciona todos os dias úteis das 09h00 às 17h00, integra uma linha de telefone nacional com n.º azul (custo de chamada local), uma linha de telefone para quem ligue do estrangeiro, uma caixa de e-mail através do site da Segurança Social, em www.seg-social.pt, e uma linha de fax.

O serviço VIA Segurança Social presta informação geral sobre produtos e serviços da Segurança Social e, mediante autenticação prévia, informação sobre o estado de um pedido que tenha efectuado. No site da Segurança Social, em www.seg-social.pt, menu VIA Segurança Social, conheça o Catálogo de Serviços.

Com o serviço VIA Segurança Social pretende-se melhorar o atendimento ao cidadão e empresas, diminuir os tempos de espera do atendimento presencial, reduzir o custo unitário de atendimento através da integração dos canais de comunicação e linhas de telefone actualmente existentes, uniformizar as respostas na transmissão de uma mensagem única.

O volume de contactos esperados é de 3,8 milhões no primeiro ano e de 5,1 milhões no terceiro ano de funcionamento.


joerlan Community Builder Avatar   22.08.2016 (17:51:16)
prazo para receber o número do niss Sim Não

]Fiz a inscrição na segurança social em lisboa para receber o número e começar a trabalhar, mas pegaram meus documentos e não me deram número ou prazo para receber o número. Isso está certo? O que devo fazer?

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   24.08.2016 (14:53:26)
Sim Não

Pelo que diz, a resposta é negativa, não está certo.
Se o caso é na Seg. Social, então sugerimos que entre em contacto direto com a Seg. Social por uma das seguintes vias:

1. Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 300 502 502 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

2. Serviço ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO pode ser feito online (https://app.seg-social.pt/VMP/Login.aspx) ou por telefone (Nr. 300 502 502 / dias úteis 9h00 - 17h00 / escolha opção 6 - marcação de atendimento presencial). Tenha consigo o NISS e a sua senha de acesso ao serviço Segurança Social Direta. Custo de chamada para rede fixa em função do plano tarifário.

3. Atendimento presencial num CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página http://www4.seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

4. Atendimento presencial num balcão numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao


Se o caso é com o empregador, então sugerimos que entre em contacto com a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho (contactos em http://sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denunciar-ou-apresentar-queixa.html).

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Sil Maria Silva Community Builder Avatar   18.08.2016 (14:25:31)
Baixa médica / Novo contrato Sim Não

Boa tarde

Gostava de saber se me podem ajudar em relação ao seguinte assunto: tenho estado de baixa e estou a terminar o contrato. Entretanto a minha médica acha que já estou capaz de voltar a trabalhar a partir do final do mês, pelo que fui à procura de trabalho e consegui.
Devo assinar o contrato no início de setembro, mas a baixa que tenho em mãos termina dia 10 de setembro.
Posso assinar o contrato, uma vez que me sinto capaz - e a médica confirma - para trabalhar? E como aviso a Segurança Social de que já não estou de baixa?

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   24.08.2016 (14:54:49)
Sim Não

Poderá ligar para o serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 300 502 502 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

 
 
  Beatriz Madeira      
 
carlos silva Community Builder Avatar   05.08.2016 (23:18:15)
brasileira pedir nº segurança social Sim Não

sou brasileira, entrei em portugal em Julho de 2016 com visto turístico, mas pretendo ficar e já tenho ate marcação no sef, para dar andamento ao processo
fui a segurança social pedir o numero pra começar a trabalhar, o que me foi negado, pois dizem que em Fevereiro surgiu uma nova lei que não permite a obtenção do numero da ss
como consigo um contrato sem numero, é impossível, e ate já tenho um emprego em vista, mas sem o numero e impossível
o que fazer e onde?????
quem me pode ajudar?????

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   24.08.2016 (14:57:27)
Sim Não

Não será possível obter um número da Seg. Social enquanto tiver o visto de turista. Depois de tratar do processo no SEF certamente que se tornará viável a obtenção do número da Seg. Social.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Antonio N. Matias Community Builder Avatar   23.07.2016 (05:56:17)
Numero de seguraca Sim Não

Olá, eu estou na França, a mais de 20 anos, e um dia mais tarde queria começar a recolher os papéis necessários para a reforma.
O meu problema é que não encontro o meu número de segurança social, eu queria saber se é possível recuperar.

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   29.07.2016 (15:25:03)
Sim Não

Pensamos que sim, mas como o sabiasque.pt é um serviço distinto da Segurança Social, sugerimos-lhe que entre em contacto direto com o serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 351 210 495 280 (do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   29.07.2016 (15:25:55)
Sim Não

Em Portugal, pelo número 300 502 502.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Sonia Community Builder Avatar   06.06.2016 (19:00:23)
Agregado familiar Sim Não

Ola. Vivo em angola com o meu esposo e pretento enviar a minha filha para portugal para ir estudar ela tem 15 anos. O que tenho de fazer para fazer parte do agregado familiar da minha mãe. Que é avó dela.
Obrigado

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   16.07.2016 (18:40:00)
Sim Não

A inscrição na escola deverá indicar que o encarregado de educação será a avó. Cremos que as escolas tenham uma declaração própria, que deve ser assinada pelos pais (os encarregados de educação "naturais") a "transferir" esta responsabilidade para outro membro do agregado familiar.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Geceli Vivan Community Builder Avatar   26.02.2016 (01:49:00)
Inscrição no NISS Sim Não

Fiz a inscrição na segurança social em Cascais para receber o número e começar a trabalhar, mas pegaram meus documentos e não me deram número ou prazo para receber o número. Isso está certo?

 
 
  Geceli Vivan      
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   16.07.2016 (18:41:30)
Sim Não

Não, nenhum serviço ou entidade, seja público ou privado, pode reter ou fotocopiar os seus documentos sem a sua autorização.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Tania modesto da costa Community Builder Avatar   16.02.2016 (11:04:24)
Abono familia Sim Não

Bom dia!estou a viver na holanda e preciso de algum documento da segunda.social provando que meu filho já não recebe a alguns meses o abono familia.... Preciso dar entrada no daqui e dependo desse papel,será possível vcs me mandares por emeil?ou de alguma outra maneira? O nome da criança é Gabriel da costa caldas,a mãe é Tânia modesto da costa,meu emeil é *******@***.**,desde já agradeço......

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   16.02.2016 (11:25:05)
Sim Não

Cara Tânia, bom dia.

O sabiasque.pt (este site onde leu e comentou o artigo) é um serviço distinto da Segurança Social, pelo que não tem como ajudá-la a resolver o assunto em causa.
Para tratar do documento que necessita deverá entrar em contacto direto com a Seg. Social por uma das seguintes vias:

- VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 300 502 502 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

- CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página http://www4.seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

- Aceder a https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/ para proceder à sua inscrição na SEGURANÇA SOCIAL DIRETA, fazendo o registo e pedindo uma senha de acesso. Isto permitir-lhe-à, depois de receber esta senha, aceder via Internet a todos os seus dados relativos à Segurança Social.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.