VIA Segurança Social: Novo Serviço de Atendimento aos Cidadãos e Empresas

Votos de utilizador:  / 84
FracoBom 

VIA Segurança Social é o novo serviço de atendimento que diminui a distância entre o cidadão e a Segurança Social, simplifica a informação dada sobre os serviços e esclarece as suas dúvidas com resposta directa.

SEGURANÇA SOCIAL DIRECTA - Serviços disponíveis online
Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL reduz horário de atendimento - 9h00 às 17h00

Via Segurança Social

Actualização: Serviço VIA Segurança Social alarga horário de atendimento

O serviço VIA Segurança Social funciona todos os dias úteis das 09h00 às 17h00, integra uma linha de telefone nacional com n.º azul (custo de chamada local), uma linha de telefone para quem ligue do estrangeiro, uma caixa de e-mail através do site da Segurança Social, em www.seg-social.pt, e uma linha de fax.

O serviço VIA Segurança Social presta informação geral sobre produtos e serviços da Segurança Social e, mediante autenticação prévia, informação sobre o estado de um pedido que tenha efectuado. No site da Segurança Social, em www.seg-social.pt, menu VIA Segurança Social, conheça o Catálogo de Serviços.

Com o serviço VIA Segurança Social pretende-se melhorar o atendimento ao cidadão e empresas, diminuir os tempos de espera do atendimento presencial, reduzir o custo unitário de atendimento através da integração dos canais de comunicação e linhas de telefone actualmente existentes, uniformizar as respostas na transmissão de uma mensagem única.

O volume de contactos esperados é de 3,8 milhões no primeiro ano e de 5,1 milhões no terceiro ano de funcionamento.


Luciana Community Builder Avatar   23.09.2016 (21:16:48)
Niss Sim Não

Preciso de uma informação, acima você disse que teria que passar o visto de turista, para conseguir o NISS. Eu vim como turista e estiu gostando mto, não quero mais ir embora e tenho um trabalho em vista, que vai me dar o contrato.
Mas quero agir dentro da lei. A minha pergunta é qdo vencer meu visto de turista e se eu não pedir prorrogação ficarei ilegal, correto?
Então quando eu ficar ilegal eu consigo tendo um contrato de trabalho obter o número do NISS???

 
 
       
 
Fernando Ferreira da Silva Community Builder Avatar   15.09.2016 (16:19:06)
aposentadoria velhice e serviço militar Sim Não

Em 26 de maio dei entrada no setor de Acordos Internacionais no Rio de Janeiro, um pedido de aposentadoria de velhice e de serviço militar.
Como até ao momento não obtive resposta , gostaria de saber como está minha situação..

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   16.09.2016 (17:30:01)
Sim Não

O sabiasque.pt (este site onde deixou o seu pedido) é um serviço distinto da Segurança Social e do setor de Acordos Internacionais no Rio de Janeiro, pelo que sugerimos que entre em contacto direto com aquela que lhe poderá prestar o apoio necessário à obtenção de resposta.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
iris Community Builder Avatar   12.09.2016 (17:15:59)
Numero SS para trabalhar Sim Não

Boa tarde, eu sou espanhola, mas estou a morar em portugal a um ano. Ja tenho n.de contribuinte e saude, a semana pasada fui me increver na ss para obter o meu numero, mas dizeranme que o numero ia chegar por carta a casa em mais ou menos um mes, por encuanto eu liguei para o 300 502 502 e dizeranme que e completamente legal trabalhar por enquanto se esta a espera so num da ss, tenho ido ja a 3 entrevista e cuando me preguntam se tenho tudo eu digo que sim e que so falta o num da ss mas que me dizeram que poso trabalhar na mesma ate ele chegar e infelizmente nao me contraram em ninhum deses empregos aos quais eu me candidetei por causa da falta do num.
estou desesperada porque nao tenho trabalho e preciso do num com urgencia para ter emprego.

Ajuda, que faço ???

obrigada

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   14.09.2016 (17:19:56)
Sim Não

O sabiasque.pt (este site onde colocou o seu comentário) é um serviço distinto da Segurança Social, pelo que não tem como ajudá-la a resolver o assunto. Será de manter um contacto persistente com a Seg. Social para se ir mantendo a par do desenvolvimento do seu processo.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
sara Community Builder Avatar   31.08.2016 (22:40:19)
niss estrangeiro Sim Não

Boa noite
a minha cunhada e brasileira, esta cá como turista, mas conseguiu um trabalho numa ipss. Pediram o nif e o niss, conseguimos fazer o nif, mas o niss, da primeira x, disseram que era preciso que a entidade patronal tabém assinasse. Quando ela foi la pedir para eles assinarem, eles ligaram para a segurança social que lhes disseram que era preciso pagar 1500€. Então eles disseram para ela abrir atividade e passar recibos verdes, enquanto a situação não se resolvia. Fomos a outra S.S que nos fez o pedido de NISS e disse que chegaria em nossa casa o nr. Tb fomos a ATT e não conseguimos abrir atividade, pois precisa de alguem com atividade aberta que seja o "fiador" Quando ela foi á entidade patronal, pedir para ser o fiador e explicar que iria receber o niss em casa eles disseram que iriam analisar a situação. A minha questão é, ela tem como saber qual o NISS dela para assinar contrato? se não, a entidade patronal pode celebrar contrato com ela, ou tem que pagar mesmo esse valor. (no caso, eles estão a dizer que é a minha cunhada que tem que pagar)

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   02.09.2016 (16:37:10)
Sim Não

Um trabalhador não pode assinar um contrato sem ter NISS e um empregador não pode contratar um trabalhador que não tenha NISS. Isto porque está implícito na contratação o registo do trabalhador na Seg. Social, o que pressupõe a existência prévia do NISS, para que os descontos sejam devidamente feitos. O processo que descreve é "estranho", seja na Seg. Social, relativamente ao pagamento de 1500 Eur, seja na AT (Finanças) sobre o "fiador" para abertura de atividade... a não ser que isto aconteça por se tratar de uma turista. Uma turista, supostamente, não vai trabalhar no país. Porque não vai ao SEF para obter um visto de residência? Neste caso seria mais fácil obter o NISS. Entretanto, sugerimos que consultem outros balcões da Seg. Social e da Finanças (ou utilizem os contactos telefónicos que encontram em http://sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denunciar-ou-apresentar-queixa.html) para obter a confirmação e/ou esclarecimentos quanto a estes procedimentos.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
sara pinhal Community Builder Avatar   02.09.2016 (19:26:05)
Sim Não

Obrigada pela resposta.
Quanto ao SEF, nós estamos a tratar disso, so que ainda vai demorar. Eu também acho estranho pedirem tanto dinheiro.
Quanto à AT, eles dizem que como é estrangeira e não tem residência precisa de ter alguém com actividade aberta para a ajudar. Em todo o caso, vou procurar saber melhor junto das entidades competentes :)
Obrigada mais uma vez e bom fim de semana

 
 
  sara pinhal      
 
joerlan Community Builder Avatar   22.08.2016 (17:51:16)
prazo para receber o número do niss Sim Não

]Fiz a inscrição na segurança social em lisboa para receber o número e começar a trabalhar, mas pegaram meus documentos e não me deram número ou prazo para receber o número. Isso está certo? O que devo fazer?

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   24.08.2016 (14:53:26)
Sim Não

Pelo que diz, a resposta é negativa, não está certo.
Se o caso é na Seg. Social, então sugerimos que entre em contacto direto com a Seg. Social por uma das seguintes vias:

1. Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 300 502 502 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

2. Serviço ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO pode ser feito online (https://app.seg-social.pt/VMP/Login.aspx) ou por telefone (Nr. 300 502 502 / dias úteis 9h00 - 17h00 / escolha opção 6 - marcação de atendimento presencial). Tenha consigo o NISS e a sua senha de acesso ao serviço Segurança Social Direta. Custo de chamada para rede fixa em função do plano tarifário.

3. Atendimento presencial num CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página http://www4.seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

4. Atendimento presencial num balcão numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao


Se o caso é com o empregador, então sugerimos que entre em contacto com a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho (contactos em http://sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denunciar-ou-apresentar-queixa.html).

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Sil Maria Silva Community Builder Avatar   18.08.2016 (14:25:31)
Baixa médica / Novo contrato Sim Não

Boa tarde

Gostava de saber se me podem ajudar em relação ao seguinte assunto: tenho estado de baixa e estou a terminar o contrato. Entretanto a minha médica acha que já estou capaz de voltar a trabalhar a partir do final do mês, pelo que fui à procura de trabalho e consegui.
Devo assinar o contrato no início de setembro, mas a baixa que tenho em mãos termina dia 10 de setembro.
Posso assinar o contrato, uma vez que me sinto capaz - e a médica confirma - para trabalhar? E como aviso a Segurança Social de que já não estou de baixa?

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   24.08.2016 (14:54:49)
Sim Não

Poderá ligar para o serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 300 502 502 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

 
 
  Beatriz Madeira      
 
carlos silva Community Builder Avatar   05.08.2016 (23:18:15)
brasileira pedir nº segurança social Sim Não

sou brasileira, entrei em portugal em Julho de 2016 com visto turístico, mas pretendo ficar e já tenho ate marcação no sef, para dar andamento ao processo
fui a segurança social pedir o numero pra começar a trabalhar, o que me foi negado, pois dizem que em Fevereiro surgiu uma nova lei que não permite a obtenção do numero da ss
como consigo um contrato sem numero, é impossível, e ate já tenho um emprego em vista, mas sem o numero e impossível
o que fazer e onde?????
quem me pode ajudar?????

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   24.08.2016 (14:57:27)
Sim Não

Não será possível obter um número da Seg. Social enquanto tiver o visto de turista. Depois de tratar do processo no SEF certamente que se tornará viável a obtenção do número da Seg. Social.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Luciana Community Builder Avatar   23.09.2016 (21:20:44)
NISS Sim Não

Preciso de uma informação, acima você disse que teria que passar o visto de turista, para conseguir o NISS. Eu vim como turista e estiu gostando mto, não quero mais ir embora e tenho um trabalho em vista, que vai me dar o contrato.
Mas quero agir dentro da lei. A minha pergunta é qdo vencer meu visto de turista e se eu não pedir prorrogação ficarei ilegal, correto?
Então quando eu ficar ilegal eu consigo tendo um contrato de trabalho obter o número do NISS???

 
 
       
 
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas