Skip to main content

Segurança Social: Governo Disponibiliza 8 Milhões de Euros para a Criação de uma Linha de Emergência Permanente

O Ministério da Solidariedade e da Segurança Social terá uma verba de oito milhões de euros até 2014 para contratar serviços de operação destinados a um centro de atendimento telefónico e a uma linha de emergência permanente.

Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL reduz horário de atendimento - 9h00 às 17h00

Segundo a Resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República, este montante destina-se ao serviço de informação telefónica Via Segurança Social e à Linha Nacional de Emergência Social, disponível através do número 144:

«O prolongamento dos serviços de operação do centro de contacto, bem como a linha nacional de emergência de carácter permanente mostra-se fundamental e necessário, atenta a expressiva procura destes canais, para a qual se prevê um significativo crescimento, acompanhado do aumento da capacidade de resposta».

A quantia será disponibilizada de forma tripartida, com 1,3 milhões de euros para 2012, quatro milhões de euros para 2013 e 2,7 milhões de euros para 2014.

Ainda de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros, o serviço Via Segurança Social é um atendimento telefónico que constitui um canal privilegiado de contacto dos cidadãos e das empresas «com um papel muito relevante no relacionamento da Segurança Social com os cidadãos, com especial incidência na prestação de informação».

Por seu turno, a Linha Nacional de Emergência Social consiste num serviço gratuito de funcionamento 24 horas por dia que tem como objetivo prioritário «garantir resposta imediata a situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social».

A aquisição dos serviços para ambas as linhas telefónicas deverá ser feita através de concurso público.

Fonte: Portal do Governo

Consulte

Segurança Social, Seguradoras e Finanças  - Fórum

Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL reduz horário de atendimento - 9h00 às 17h00 - 01-10-2012

Segurança Social: Governo Disponibiliza 8 Milhões de Euros para a Criação de uma Linha de Emergência Permanente - 19-06-2012

Serviços de atendimento da Segurança Social em Lisboa - 12-06-2012

Serviço VIA Segurança Social alarga horário de atendimento - 06-09-2010

Segurança Social Ainda Mais Próxima dos Cidadãos - 02-08-2010

Acesso a Segurança Social Directa disponível com Cartão de Cidadão - 28-06-2010

VIA Segurança Social: Novo Serviço de Atendimento aos Cidadãos e Empresas - 19-12-2008

Governa estudo criação de uma Lei de Bases para a Economia Social - 28-06-2012

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Beatriz Madeira
Caro Sebastião, boa tarde.

Existem alguns apoios sociais a que se pode/deve candidatar. Sugerimos-lhe que se dirija à Seg. Social para saber quais e como proceder. Veja as opções em baixo:

Ligar para o VIA SEGURANÇA SOCIAL e colocar-lhes a questão diretamente. O número é o 808 266 266 e funciona todos os dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

Ligar para a LINHA NACIONAL DE EMERGÊNCIA SOCIAL pelo número de telefone 144 que funciona 24 horas/dia, todos os dias e que se ocupa de todos os cidadãos em situação de Emergência Social.

Ir a um CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página http://www2.seg-social.pt/bpa/lista.asp do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a sua localidade ou inserir o seu código postal para saber onde se dirigir.

Ver a informação que encontra no artigo "APOIOS SOCIAIS AO ARRENDAMENTO" em https://sabiasque.pt/familia/noticias/1731-apoios-sociais-ao-arrendamento.html

sebastião pimentão
Pedido de ajuda
Caros Sr.gostaria que me informa-sem como poderei pedir alguma ajuda monetaria para poder fazer façe as minhas despesas familiares mensais.Tenho 51 anos estou desempregado ,tenho uma filha a estudar e estou seriamente em dificuldades para conseguir continuar com os estudos dela. Neste momento só a minha esposa trabalha que recebe 550 euros mensais /- e pago uma renda de 450 euros,tendo ainda as despesas normais: agua ,luz, gás, alimentação etc.Não tenho saída possivel para assegurar os minimos da minha familia, Agradecia ajuda urgente pois já não estou a aguentar mais toda esta situação, OBRIGADO.