Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

separação união de facto e bens a se pode ter direito

separação união de facto e bens a se pode ter direitofoi criado por rcvm

05 maio 2013 01:55 #7966
Boa noite. vivo em união de facto (apesar de nunca termos enviado essa info no IRS) há cerca de 20 anos e temos 2 filhos menores. O meu companheiro está envolvido c outra pessoa e tem falado em separação. Que direitos e deveres é q ele tem para comigo? imagino que tenha q dar uma pensão por filho. Como são calculados esses valores? e a mim, ele teria q dar alguma pensão? eu ainda o amo e tenho dado mt oportunidades p esquecer o se passou e fazer tudo p ficarmos juntos mas se ele não quer ficarcomigo, há mt despesas q eu não vou conseguir suportar sozinha. para não falar do tempo para ir buscar 2 filhos á escola, etc.... eu poderia conseguir q ele me pagasse uma mensalidade para ter uma mulher a dias q me ajudasse? o ´carro está no nome dele, tenho como o "obrigar" a dar-me o carro.?
As perguntas parecem mt materialistas mas a verdade é q sem estas ajudas eu não conseguirei pagar todas as despesas da casa, comida, etc nemo como me descolar ás 2 escolas das crianças.
Dava tudo para não ter que estar a passar por esta situação

Muito obrigada pela ajuda
abraço

Respondido por Beatriz Madeira no tópico separação união de facto e bens a se pode ter direito

14 maio 2013 16:09 #8024
Cara rcvm, boa tarde.

À partida a união de facto é, em tudo, similar à situação de casamento.

No caso que nos expõe, a sugestão que fortemente lhe damos é que consulte um advogado que melhor a poderá ajudar a perceber ao que tem direito por "separação de facto" e mesmo, ou sobretudo, em relação aos seus filhos. Tratando-se da "vítima" neste processo, a ajuda de um profissional qualificado na área de divórcios, poderá ser o mais indicado.

Sobre a união de facto em Portugal poderá ler o artigo disponível em
- sabiasque.pt/familia/legislacao/733-unia...al-lei-n-7-2001.html

Sobre apoio jurídico gratuito ou acessível poderá ler os artigos disponíveis em
- sabiasque.pt/familia/noticias/1727-apoio...trito-de-lisboa.html
- sabiasque.pt/familia/noticias/1750-loja-...-e-das-empresas.html

Respondido por marilda no tópico separação união de facto e bens a se pode ter direito

27 Set. 2014 13:23 #12095
Olá! Bom dia!

Eu tenho uma situação mto parecida com a sua, vivi em união de facto por 15 anos
tenho 2 filhos menores, a unica diferença é que quem pediu a separação fui eu não existe ninguem envolvido nem do meu lado nem do dele foi mesmo por não aguentar a violencia psicologica que ele exercia nos ultimos tempos.També saiu dizendo que é tudo dele e eu não tenho nada, agora estou com processo .

Queria saber se vc conseguiu, pensão ou algum tipo de ajuda.
eu só queria me orintar com alguem com mesmo problema que o meu, estou completamente sózinha, e a advogada diz que tudo depende do tribunal.

Se puder me dar uma luz, ja que tem o mesmo problema que eu agradeço com todo coração
Porque só quem esta dentro é que entende do que falamos.
Desculpe essa intromissão na sua vida, mas é mais um pedido de socorro.

Muito obrigada.
Marilda

Respondido por Beatriz Madeira no tópico separação união de facto e bens a se pode ter direito

28 Out. 2014 16:47 #12425
Cara Marilda, boa tarde.

Deixamos-lhe aqui a referência a uma organização que a poderá ajudar a clarificar algumas, se não todas, as situações que menciona.

Contacte-os: igualdadeparental.org/associados/contactos/
Os seguintes utilizadores Agradeceram: marilda
Tempo para criar a página: 0.310 segundos