Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

Didivas de SCUTs as finanças e ir trabalhar para fora

Didivas de SCUTs as finanças e ir trabalhar para forafoi criado por nefertem

06 Set. 2016 09:28 #15821
Bom dia,

Tenho vários processos relativos a SCUTs em dívida para com as finanças (vários milhares de euros) o que faz com que por exemplo todos os anos nunca receba reembolso de IRS, sendo o valor desde logo descontado da dívida que tenho...

Em Novembro inicio um contrato de trabalho na Alemanha e a minha dúvida é saber se posso abrir lá uma conta num banco sem qualquer problema. Sei que a minha nova empresa disse para eu ter cuidado com a minha situação fiscal e já soube que para abrir conta no banco tenho que indicar todos os meus dados, incluindo obviamente o nº de contribuinte.

Posso vir a ter problemas? Devido a estas dividas, pode nao ser possível abrir conta em meu nome num banco Alemão?

Muito obrigado.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Didivas de SCUTs as finanças e ir trabalhar para fora

07 Set. 2016 12:18 #15836
Poderá ter dificuldades em abrir a conta num banco alemão, sim, mas poderá consultar:

- uma agência de um banco alemão em Portugal, não importa que não seja o mesmo banco, e pergunte como abrir uma conta num banco alemão, uma vez que vai para lá trabalhar (não conte a "parte má" da história), e que tipo de informação/dados lhe poderão pedir;

- um advogado para perceber como poderá apresentar a informação para que não venha a ser impedido de abrir a conta.

Respondido por nefertem no tópico Didivas de SCUTs as finanças e ir trabalhar para fora

07 Set. 2016 15:41 #15845
Obrigado pela resposta. Já iniciei o processo de criação de conta, enviando um email para lá. Pediram o contrato de trabalho e o passaporte. Após análise, ficou logo marcada uma data na Alemanha para ir ao banco e abrir a conta.

Contudo disseram que além de levar a documentacao nesse dia tenho que indicar o nº de contribuinte... será que só aí poderão fazer alguma verificação?

obrigado.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Didivas de SCUTs as finanças e ir trabalhar para fora

07 Set. 2016 16:51 #15847
O número de contribuinte português? Porque para trabalhar num país precisa de um número de contribuinte do país onde está a trabalhar... talvez seja de esclarecer junto do banco.

Respondido por nefertem no tópico Didivas de SCUTs as finanças e ir trabalhar para fora

07 Set. 2016 17:04 #15848
olá beatriz,

dizem que precisam do nºcontribuinte enquanto estiver a ser taxado em portugal...

vou abrir a conta no dia 27 de outubro e o meu contrato com a empresa portuguesa finaliza no dia 31 de outubro, começando com a alemã no dia 1 de novembro.

agora como já avancei para o processo de criação de conta, talvez não seja colocado nenhum entrave. que acha beatriz?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Didivas de SCUTs as finanças e ir trabalhar para fora

13 Set. 2016 15:05 #15876
Pensamos que não haja (ainda) cruzamento de dados que possam vir a ser impeditivos da abertura da conta na Alemanha. Se houver fuga de informação relativa ao seu processo nas Finanças, poderá denunciar as Finanças à CNPD (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ), uma vez que os dados pessoais devem permanecer confidenciais. Será talvez importante perceber como vai continuar a pagar a sua dívida em Portugal, de forma a que não haja processos judiciais que o possam prejudicar no futuro.
Tempo para criar a página: 0.478 segundos