Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Vários

Váriosfoi criado por sinbbad

09 Abr. 2014 17:27 #11095
O meu nome é Júlio Soares, e tenho algumas dúvidas acerca de algumas atividades da organização onde trabalho, Santa Casa da Misericórdia.

Sou técnico administrativo, e a área dos recursos humanos faz também parte das minhas tarefas.
Sou licenciado e não me reconhecem a licenciatura, que posso fazer? Recebo como se tivesse o 12.º ano.
Os salários são baseados em tabelas de 2010 é legal?
A organização não paga horas extraordinárias, nem ajudas de custo a trabalhadores que efetuam essas mesmas horas, sequer sub. de jantar a empregadas que saiem em serviço de noite.
Renovação de contratos, existem trabalhadores que renovaram contrato 6 vezes em três anos, de 6 meses cada.É isto legal?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Vários

15 Abr. 2014 18:02 - 21 Jan. 2024 17:30 #11121
Caro Júlio Soares, boa tarde.

Comentamos cada uma das questões colocadas, pela mesma ordem:

1. Não interessa ao empregador reconhecer a subida de categoria de um trabalhador (com origem num nível superior de qualificações), pelo facto disto representar um "aumento de custos". O trabalhador com categoria superior terá uma remuneração maior, logo maiores descontos para a Seg. Social e maior tributação. No entanto, poderá tentar falar de uma subida de categoria/remuneração com o responsável/empregador.

2. Por norma, as IPSS estão vinculadas a um contrato coletivo de trabalho que incluirá as tabelas salariais. Caso isto seja aplicável, há que consultar o contrato coletivo em vigor na instituição em causa e verificar se a versão que indica será a última ou se haverá alguma atualização. Havendo alguma atualização, será necessário verificar se esta inclui alguma alteração às tabelas salariais. O empregador tem obrigação de lhe prestar estas informações.