Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Banco de horas negativas

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Banco de horas negativas

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
10 Fev. 2014 14:21

Cara Maria, boa tarde.

Para implementar o banco de horas, o empregador deve fazer uma proposta escrita aos trabalhadores que, igualmente por escrito, respondem, concordando ou não.

Uma vez que estão a trabalhar no regime de banco de horas, admite-se que houve uma "concordância" tácita do modo de organização do horário de trabalho e, assim, está dificultada qualquer ação que possam vir a tomar no sentido de fazer valer os vossos direitos.

Se nos questiona sobre a legalidade da utilização de férias ou de redução salarial, respondemos-lhe que não é legal qualquer prática que prejudique os trabalhadores, nomeadamente no que respeita à alteração das condições contratuais, mas que poderá ser difícil, nesta fase, fazer valer os vossos direitos.

Sugerimos-lhe que consulte a ACT (1), no sentido de obter um parecer formal sobre a matéria em causa.

Relativamente à alteração das condições contratuais, poderá consultar o artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...oes-contratuais.html

Relativamente ao funcionamento do banco de horas, poderá consultar o artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-banco-de-horas.html


(1) ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados, Por escrito (online) e Queixa/denúncia (online) - em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx

  • Maria50
  • Avatar de Maria50
08 Fev. 2014 19:59

Trabalho numa empresa estatal, num serviço que implementou um "banco de horas negativas" entre os seus funcionarios pois elabora horarios de trabalho que não contemplam as 160h em 4 semanas de trabalho. Apesar do desacordo verbal dos funcionarios, os mesmos têm trabalhado neste regime até à presente data.
Consta-se que a empresa para corrigir estas horas negativas vai exigir aos funcionarios um pagamento em ferias ou redução salarial.
A minha pergunta: É isto legal? :dry:

Tempo para criar a página: 0.281 segundos