Certificado de Incapacidade Temporária (CIT) com novas regras a partir de 1 Setembro 2013

Votos de utilizador:  / 13
FracoBom 

No passado dia 1 Setembro entrou em vigor o novo certificado de incapacidade temporária para o trabalho por estado de doença (CIT), também conhecido por 'baixa' ou 'baixa médica', e há novas regras.

Baixa Médica e Atestados  
Proteção na doença para trabalhadores por conta de outrem

O CIT passa a ser enviado diretamente, por via eletrónica, dos serviços de saúde públicos (Serviço Nacional de Saúde) para a Segurança Social. Deixa de ser o beneficiário a fazê-lo.

O beneficiário recebe um CIT em papel, autenticado por vinhetas do médico e do serviço de saúde, para entregar ao empregador. Para ficar com um comprovativo, deve pedir uma cópia no serviço de saúde.

O novo CIT certifica as seguintes situações:

  • Doença do beneficiário

  • Doença de familiar que exija cuidados imprescindíveis por parte do beneficiário

  • Risco clínico durante a gravidez

  • Interrrupção da gravidez

  • Internamento

  • Cirurgia em ambulatório

Deixa de ser necessário apresentar o requerimento dos respetivos subsídios à Segurança Social quando se trate de situações de:

  • Doença de familiar do beneficiário (filho, neto ou equiparado)

  • Risco clínico durante a gravidez

  • Interrupção da gravidez

Legislação associada: Portaria 220/2013 de 4 Julho dos Ministérios da Saúde e da Solidariedade e da Segurança Social - Procede à primeira alteração à Portaria 337/2004 de 31 Março que estabelece o novo regime jurídico de proteção social na eventualidade doença, no âmbito do subsistema previdencial de segurança social.

Fonte: www4.seg-social.pt


Marisa Community Builder Avatar   08.09.2016 (23:50:04)
Sim Não

Boa noite, o meu marido está de baixa mas tem um seguro de acidentes pessoais, a segurança social está a perguntar me se foi feita participação? Dizem para eu responder que não porque é um seguro pessoal e não de trabalho. O que eu faço? Corro o risco de o seguro não aceitar porque até agora está en análise.

 
 
       
 
marta Loureiro Community Builder Avatar   30.07.2016 (00:02:39)
CIT emitido no serviço de urgência Sim Não

Passaram me baixa no serviço de urgência para assistencia ao meu filho.Tem validade?

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   26.08.2016 (16:58:48)
Sim Não

Em princípio, sim.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Sandra Nicolau Community Builder Avatar   19.05.2015 (19:05:57)
Sim Não

Boa tarde,

O meu pai é portador de carcinoma da próstata com metástases ósseas e pulmonares, estadio IV.

Está na minha casa e não tenho apoio de nenhum outro familiar. Já tive de me ausentar vários dias do trabalho para o acompanhar a consultas, tratamentos e para lhe prestar cuidados.

Ao contar a situação ao meu médico de família, este passou um certificado de incapacidade temporário para o trabalho alegando assistência à família - pai. No entanto e antes do entregar na empresa constatei que não tenho direito a remuneração.

O meu contacto será para esclarecer os seguintes pontos:
1.º Esta informação seguiu para a segurança social de forma automática, dado que não é remunerada?
2.º Se sim, posso suspender este certificado? Como?
3.º Existe algum tipo de subsidio para uma situação destas, que eu desconheça? 4.º Quantos dias tenho (como faltas justificadas) para prestar apoio ao meu pai?

Esta situação é muito complicada, mas a empresa ainda não exercer qualquer pressão para que eu resolva a questão, e como preciso do meu ordenado (pois a doença também acresce muito as despesas) não sei o que fazer. Agradeço toda a ajuda.

Grata pela atenção.
Aguardo as Vossas considerações.

SPN

 
 
  Sandra Nicolau      
 
Maria da Gloria Sequeira Community Builder Avatar   02.04.2015 (15:56:05)
saber quantos dias recebi de baixa Sim Não

estive com baixa quero saber quantos dias recebi

 
 
  Maria da Gloria Sequeira      
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   10.04.2015 (10:23:19)
Sim Não

Cara Maria da Gloria Sequeira, bom dia.

Por norma, o valor recebido corresponde ao número de dias de baixa, sendo que nem o empregador, nem a Seg. Social pagam os 3 primeiros dias.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Laura Mestre Community Builder Avatar   19.02.2015 (18:57:08)
Baixa de gravidez Sim Não

Boa tarde,

Estou grávida de 28 semanas e estou no fundo de desemprego.
Estou a ser seguida por um médico em clínica particular.

Gostaria de saber como posso pedir baixa médica, já que me dirigi ao centro de saúde e a médica de saúde materna disse que tinha de ser o médico particular a passar um papel com vinheta para anexar ao documento de Protecção Social na Parentalidade -Requerimento de subsídio (Mod.RP 5051/2013).
Indicou-me ainda que, estrando a ser seguida num médico particular, os centros de saúde já não passam estas baixas, é verdade? o médico particular diz-me que é o médico do centro de saúde que tem de passar a baixa. Em que ficamos?

Por favor ajudem-me.
Obrigado
Cumprimentos

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   20.02.2015 (11:43:09)
Sim Não

Cara Laura Mestre, bom dia.

Considerando a informação de que dispomos, teria que ser obrigatoriamente o médico do centro de saúde (de família ou de saúde materna) a "passar a baixa" porque a Seg. Social não vai aceitar o atestado do médico particular. O que pensamos que possa facilitar o processo é o médico particular fazer o pedido de baixa ao médico do centro de saúde. Se isto não funcionar, então deixamos-lhe a sugestão de que confirme junto do centro de saúde qual a regulamentação que os "desobriga" de passarem estas baixas, ao mesmo tempo que confirma na Seg. Social que a baixa teria forçosamente que ser emitida pelo centro de saúde para ser aceite pelos serviços.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Joana matos Community Builder Avatar   26.01.2015 (10:57:11)
Renovação CIT Sim Não

Boa tarde.

A minha baixa terminou num domingo, contudo só me consigo deslocar ao centro de saúde na quarta para renovar, haverá algum problema?

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   17.02.2015 (16:34:01)
Sim Não

Cara Joana Matos, boa tarde.

Tem 5 dias úteis para entregar o formulário de prolongamento da baixa ao empregador.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Helena Alves Community Builder Avatar   05.01.2015 (14:14:23)
baixa Sim Não

Boa tarde,
estou de baixa por gravidez de risco desde dia 9/12/14 a 7/1/15, no entanto consultei a pagina da SS direta e ainda não consta nada. È normal demorar quanto tempo?
Obrigado

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   17.02.2015 (16:37:43)
Sim Não

Cara Helena Alves, boa tarde.

Embora se venham registando vários tipos de atrasos no serviço da Seg. Social, os atrasos não devem ser considerados "normais" em qualquer circunstância que afete o pagamento de prestações devidas aos beneficiários, pelo que lhe deixamos a sugestão de que contacte os serviços em questão.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
monica anastacio Community Builder Avatar   01.12.2014 (20:37:12)
Subsidio Internamento Sim Não

Boa tarde,
Fui operada num hospital particular mas trabalho por conta de outrem e desconto para a segurança social. Após a alta no hospital precisei duma baixa de 30 dias, a qual já foi passada no centro de saude. Mas a baixa foi passada com inicio no dia da alta. Tive internamento. Como fazer para receber desde o primeiro dia?

 
 
       
 
monica anastacio Community Builder Avatar   01.12.2014 (20:34:27)
Baixa médica Sim Não

Boa tarde,
Fui operada num hospital particular mas trabalho por conta de outrem e desconto para a segurança social. Após a alta no hospital precisei duma baixa de 30 dias, a qual já foi passada no centro de saude. Mas a baixa foi passada com inicio no dia da alta. Tive internamento. Como fazer para receber desde o primeiro dia?

 
 
       
 
Sandra Amaral Santos Community Builder Avatar   01.12.2014 (14:52:34)
Dúvida quanto a baixa por assistência a família Sim Não

O meu médico passou-me a CIT para assistência a família (mãe) por 12 dias mas interrompi ao fim do 4º dia e dei conhecimento a SS.
Sei que os 3 primeiros dias não são pagos mas gostaria de saber a partir do 4º dia qual é remuneração paga?

E quando a minha mãe sair do hospital posso usufruir de outra baixa por assistência a família de quantos dias?

Obrigada desde já pelas informações.

Atentamente,
Sandra Amaral Santos

 
 
       
 
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.