Prova Escolar - Ano Letivo 2016/17 - Segurança Social

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De forma a assegurar o pagamento das prestações do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo desde o início do ano letivo, decorre até 31 de julho de 2016 o prazo para a realização da Prova Escolar.

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Prova Escolar - Ano Letivo 2015/16 - Segurança Social

Até 31 de julho, na Segurança Social Direta

À semelhança dos anos anteriores, a Prova Escolar deve ser efetuada até 31 de julho, através da Segurança Social Direta, para que o pagamento das prestações seja assegurado ao início do ano letivo a quem tem direito a beneficiar das mesmas.

A realização da Prova Escolar garante a continuidade do pagamento de:

  • Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);
  • Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2016/2017 que estejam matriculados no 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1º ou 2º escalão.

Os alunos que efetuem as matrículas após 31 de julho, por exemplo os do ensino superior, podem fazer a prova escolar até 31 de dezembro.

No caso da Prova Escolar não ser efetuada durante o mês de julho, os pagamentos do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo serão suspensos a partir do mês de setembro, sendo pagos retroativamente se a Prova Escolar for entretanto feita até 31 de dezembro.

Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social, devendo ser indicado o NISS no ato da matrícula.

Para mais informações consulte o Passo-a-passo para a realização da Prova Escolar através da Segurança Social Direta e a página da Prova Escolar.

prova escolar 2016 2017

Consulte:

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Prova Escolar - Ano Letivo 2015/16 - Segurança Social


antónio martelo Community Builder Avatar   09.09.2016 (13:16:11)
Gostava de saber o escalão do a.s.e 2016/2017 Sim Não

Escalâo do a.s.e.2016/2017

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   09.09.2016 (18:41:28)
Sim Não

Os escalões da Ação Social Escolar (ASE) são os mesmos 4 escalões de abono de família e estão identificados na página 11 do Guia Prático da Segurança Social sobre “Abono de Família para Crianças e Jovens, publicado em 22 de agosto de 2016, em http://www.seg-social.pt/documents/10152/14407031/abono_familia_criancas_jovens/087fccd2-0d74-4144-9838-c30149ec871d

 
 
  Beatriz Madeira      
 
ana paula coelho Community Builder Avatar   29.07.2016 (21:01:23)
abono familia. Sim Não

Ola boa tarde .Olha já estou fora de Portugal moro na Suíça já faz 4 anos quero voltar pra Portugal será que tenho direito aos abonos atrasado.obrigado .

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   26.08.2016 (17:00:18)
Sim Não

A Seg. Social paga as prestações de apoio social a partir do momento em que as crianças residirem em Portugal e o pedido seja feito.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Maria Filomena Ribeiro Alves Silva Community Builder Avatar   14.07.2016 (16:16:53)
Prova Escolar Sim Não

Não consigo fazer a prova escolar

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   16.07.2016 (19:09:56)
Sim Não

Sendo que o sabiasque.pt é um serviço distinto da Segurança Social não tem como ajudá-la a resolver o assunto diretamente. Assim, sugerimos-lhe que entre em contacto direto com a Seg. Social por uma das seguintes vias:

1. Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 300 502 502 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

2. Serviço ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO pode ser feito online (https://app.seg-social.pt/VMP/Login.aspx) ou por telefone (Nr. 300 502 502 / dias úteis 9h00 - 17h00 / escolha opção 6 - marcação de atendimento presencial). Tenha consigo o NISS e a sua senha de acesso ao serviço Segurança Social Direta. Custo de chamada para rede fixa em função do plano tarifário.

3. Atendimento presencial num CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página http://www4.seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

4. Atendimento presencial num balcão numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao

 
 
  Beatriz Madeira      
 

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