Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Excesso de horas e abuso de poder

Respondido por Nancy Gama no tópico Excesso de horas e abuso de poder

15 Jul. 2015 15:54 #14156
Boa tarde, eu tenho uma situação e espero que possam me esclarecer que passo a expor.

Trabalho a recibos já a 5 anos numa empresa na qual foi redigido um contrato de prestação de serviços no qual só está definido o afim do meus serviços e o montante que recebo ao final na mês. Não está definido nenhum horário que deva cumprir.
O que ficou acordado verbalmente com a entidade patronal é eu prestar o meus serviços dois dias por semana, fazendo 8h de trabalho por dia. A entidade patronal alega que eu sou uma funcionária como os outros funcionários que trabalham naquela empresa os 5 dias da semana, e que tenho que cumprir todas a regras como eles, uma vez que também alega que eu tenho mais regalias que os outros funcionários.
Eu cumpro ao efectuar os meus dois dias de trabalho por semana, mas reconheço que não sou de alguém muito pontual, e raramente chego ao local de trabalho as 9h em ponto (as vezes máximo 20min de atraso) excepto quando tenho compromissos muitos importantes. Mas raramente saio do local de trabalho as 18h, sendo a maior parte das vezes entre as 18h30 e 19h. Mas o meu trabalho nunca foi posto em questão.
Ultimamente a entidade patronal tem exercido uma pressão psicológica de formal verbal com um forte tom de voz exagerado e acusações sem nenhum fundamento.
Digamos que por questões de saúde estou a chegar ao meu limite, e não sei bem quais são meus direitos e se tenho algum por estar a recibos verdes.
Mais saliente que neste momento esses dois dias por semana é a minha única fonte de rendimento e entidade patronal utiliza esse argumento ameaçando me de despedimento se ousar me defender contra as agressões verbais da parte dele.

Será que me podem ajudar?

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Excesso de horas e abuso de poder

15 Jul. 2015 16:42 - 02 Dez. 2023 17:32 #14158
Cara Nancy Gama, boa tarde.

A sua situação é claramente de "falsos recibos verdes". Sugerimos-lhe que leia alguma informação a partir dos links que indicamos em baixo e que depois decida o que quererá fazer.

- pt.wikipedia.org/wiki/Falso_recibo_verde
- leicontraaprecariedade.blogspot.com/p/artigo-2.html
- fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com/2...s-quantos-e-ate.html

Para contactar a ACT, poderá utilizar a informação em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html
Ultima edição : 02 Dez. 2023 17:32 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Nancy Gama
Tempo para criar a página: 0.338 segundos