Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Alteração de horários de trabalho

Alteração de horários de trabalhofoi criado por fleal

27 Nov. 2010 20:50 #1186
Boas,

Tenho um contrato a termo incerto no qual não é feita qualquer referência ao horário de trabalho, apenas a um total de 40 horas semanais. O meu horário foi nos últimos dois anos das 9h às 19h, com intervalo de 2h para almoço. Na passada semana o meu horário foi alterado, sem o meu acordo, passando a iniciar-se a hora variável e terminar às 23h, com intervalo de 3h, a horas variáveis.

Para além da violação do Art.º213 do CT, queria confirmar se posso efectivamente recusar-me a cumprir o novo horário visto que não estou de acordo como este, dando seguimento ao ponto 2 do Artº217.º do Código do Trabalho.

Desde já, os meus agradecimentos.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alteração de horários de trabalho

29 Nov. 2010 11:54 #1189
Pode haver uma recusa no cumprimento de horário, com base nos números 2 ou 4 do artigo 217 do Código do Trabalho. Este é aplicável caso não esteja em vigor um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) ou regulamentação específica da empresa/sector que determinem formas de actuação diferentes.

Sugerimos que, antes de tomar qualquer iniciativa neste sentido, consulte a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (contactos em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/Contact...Paginas/default.aspx ) ou o MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 (dias úteis das 9h00 às 17h00), para saber o que fazer e como fazer para não correr o risco de perder o emprego.

Respondido por fleal no tópico Alteração de horários de trabalho

29 Nov. 2010 23:53 #1197
Está certo, muito obrigado. É o que planeava fazer, amanhã já vou fazer alguns telefonemas, o meu novo horário deixa-me muitos tempos livres.. Acho que não existe CCT no meu caso mas tenho de confirmar.

Os melhores cumprimentos.
Tempo para criar a página: 0.348 segundos