Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Estagio Profissional inferior ao meu nivel de qualificação

Proposta de Estágio Profissional em nivel inferiorfoi criado por OkAlt

11 Set. 2023 12:29 #23646
Recentemente fiz um estagio curricular numa empresa da area e estão me a propor um estagio profissional de nivel 4. No entanto eu tenho tanto um curso profissional como uma licenciatura na area, ou seja, nivel 6.Isto é legal? Propor um estagio profissional inferior a minha qualificação?

Respondido por OkAlt no tópico Estagio Profissional inferior ao meu nivel de qualificação

11 Set. 2023 12:33 #23647
Recentemente fiz um estagio curricular numa empresa da area e estão me a propor um estagio profissional de nivel 4. No entanto eu tenho tanto um curso profissional como uma licenciatura na area, ou seja, nivel 6.Isto é legal? Propor um estagio que paga menos do que o previsto pelo IEFP para a minha qualificação?

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Estagio Profissional inferior ao meu nivel de qualificação

11 Set. 2023 13:56 #23648
Não, não é legal propor um estágio profissional de nível inferior à sua qualificação. O programa de estágios profissionais do IEFP destina-se a pessoas com qualificações de nível 3 a 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), sendo que o nível do estágio deve corresponder ao nível da qualificação detida pelo estagiário ( www.iefp.pt/estagios ). Portanto, se tem uma licenciatura na área, que corresponde a um nível 6 do QNQ, não pode fazer um estágio profissional de nível 4, que é inferior à sua qualificação. Isso seria uma forma de desvalorizar a sua formação e de limitar as suas oportunidades de desenvolvimento profissional.

Se a empresa onde fez o estágio curricular lhe propôs um estágio profissional de nível 4, pode recusar essa proposta e exigir um estágio adequado ao seu nível de qualificação. Também pode denunciar essa situação ao IEFP, que é a entidade responsável por fiscalizar e regular os estágios profissionais. Você pode contactar o IEFP através do formulário online aqui ( www.iefp.pt/contactos ). O IEFP irá analisar o seu caso e tomar as medidas necessárias para garantir os seus direitos.
Tempo para criar a página: 0.363 segundos