Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Seguro de acidentes de trabalho para empregada doméstica

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Seguro de acidentes de trabalho para empregada doméstica

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
13 Set. 2010 10:01

O seguro de acidentes de trabalho para trabalhadores domésticos é obrigatório por Lei e cobre a responsabilidade por eventuais acidentes ocorridos com os empregados domésticos durante o horário de trabalho ou no percurso de e para o local de trabalho (Risco de Percurso). Qualquer empresa ou pessoa particular que tenha pessoal ao seu serviço, a tempo inteiro ou parcial, tenha ou não contrato de trabalho escrito, é legalmente responsável pelas consequências dos acidentes ocorrido com este pessoal, durante a respectiva prestação de serviços. Essa responsabilidade é extensiva aos acidentes ocorridos durante o percurso de trajecto de casa para o local de trabalho e no regresso. A não celebração deste seguro obrigatório constitui contra-ordenação punível com coima de €500 a €3.750 ou €25.000, consoante o empregador seja pessoa singular ou colectiva, para além da responsabilidade da entidade empregadora pela reparação das indemnizações a que o trabalhador tenha direito em caso de acidente de que seja vítima.

Perante esta informação, sugerir-lhe-iamos que os empregadores se "juntassem" e fizessem um seguro conjunto para a empregada que têm em comum. Se não for possível, sugerimos que faça um seguro de acidentes de trabalho para a sua empregada que cubra as horas em que ela presta serviço em sua casa. Diversas seguradoras têm produtos específicos para o serviço doméstico.

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
12 Set. 2010 14:10

Tendo eu uma empregada domestica que realiza 7 horas por semana na minha casa e simultaneamente noutros empregadores, é obrigatoriedade minha a realização de seguro de acidentes de trabalho ou será possivel ser a empregada a efectuar seguro de acidentes de trabalho que cubra as horas efectuadas em todos os empregadores em caso de sinistro. Agradeço desde já qualquer esclarecimento

Tempo para criar a página: 0.308 segundos